"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Sara Duarte Brandão vence a 2.ª edição do Prémio WOOK – Novos Autores

O júri foi unânime ao escolher o romance Quem Tem Medo dos Santos da Casa como vencedor desta edição. 

A obra de estreia de Sara Duarte Brandão revela um talento literário singular e reforça o compromisso da WOOK com a descoberta de novas vozes da literatura em língua portuguesa.

O romance centra-se na história de Maria Teresa e da comunidade de uma pequena vila piscatória. A narrativa cruza habilmente o íntimo e o coletivo, estruturando-se de forma não convencional e revelando um trabalho de linguagem marcado por uma sensibilidade poética, que ilumina o quotidiano. Rui Couceiro, Presidente do Júri, destacou que "o livro é exuberante porque afirma claramente a existência de uma voz", sublinhando a maturidade e poeticidade da linguagem da obra.

Nascida no Porto em 1997, Sara Duarte Brandão é licenciada em Design de Comunicação, Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes e doutoranda em Ciências da Educação. Cofundadora da Truz Truz Editora (2020), onde atua como designer e autora, recebeu o Prémio Literário Nortear pelo conto (Ver) , uma Menção Honrosa no Prémio Glória de Sant’Anna (2024) pela sua obra de poesia Descolonizar o Sujeito Poético, e foi finalista da Mostra Nacional Jovens Criadores – Literatura (2024). Durante a gala, a autora referiu que "o livro é dedicado a muitas mulheres que durante muito tempo não conseguiram ser aquilo que queriam". Quem Tem Medo dos Santos da Casa é a sua primeira obra de ficção.

A entrega do prémio aconteceu no Teatro Thalia, em Lisboa, numa gala que reuniu autores, editores, agentes literários e parceiros da WOOK. Maria do Rosário Pedreira, editora do livro premiado, assinalou o facto de "haver um grupo de finalistas com uma presença feminina tão marcada, caso raro no panorama literário português." Para Rui Aragão, Diretor da WOOK, “cada uma das obras [finalistas] afirma uma voz própria e um percurso que merece atenção”, destacando a importância do prémio como plataforma de reconhecimento de novos talentos e de promoção da diversidade literária.

Informações adicionais sobre o prémio, regulamento e obras finalistas encontram-se disponíveis na página oficial da iniciativa aqui. 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
119,819,727