Notícias
Galeria Monumental assinala 40 anos em Lisboa com exposição dos artistas fundadores
A Galeria Monumental vai assinalar em fevereiro 40 anos de existência com uma programação que inclui uma exposição dedicada aos artistas fundadores como João Queiroz, Manuel San Payo e Helena Pinto.
Além da exposição que receberá obras históricas e inéditas, a programação prevê ainda o lançamento de um livro de fotografia de Álvaro Rosendo e o concerto “Playing the Space”, segundo a informação divulgada pela galeria dedicada à arte contemporânea.
Na exposição “Monumental 0.2 = 40”, a partir de 21 de fevereiro, estarão representados os artistas fundadores que fizeram parte do Grupo Monumental, entre 1986 e 1988, nomeadamente João Queiroz, Manuel San Payo, José António Cardoso, Miguel Branco, Helena Pinto, Álvaro Rosendo, Jaime Lebre, Assunção Cabrita e Jorge Varanda, reunindo trabalhos produzidos no contexto da fundação da galeria e obras criadas especialmente para esta ocasião.
No âmbito das comemorações, a galeria realiza, dias antes, a 14 de fevereiro, o lançamento do livro de fotografias “Lovesong”, de Álvaro Rosendo, artista ligado desde os primeiros anos ao projeto da galeria.
O livro reúne fotografias que cruzam canções, criadores, intérpretes, divulgadores e produtores, organizadas a partir de uma “mineração temática e emocional” do arquivo fotográfico do autor, segundo o comunicado da galeria.
A programação comemorativa inclui ainda, a 19 de fevereiro, o concerto “Playing the Space”, um projeto de música improvisada que explora a relação entre som e lugar, criado pelo guitarrista português José Dias e pelo saxofonista norueguês Petter Frost Fadnes.
Nesta edição, na Galeria Monumental, juntam-se ao concerto - que já passou pelo Reino Unido - os músicos convidados Gonçalo Prazeres, no saxofone, e João Sousa, na bateria.
A galeria foi fundada em 1986, em Lisboa, por um coletivo de artistas plásticos que procurava criar um espaço independente para a promoção da arte contemporânea, juntando a vertente comercial à de centro cultural com programação de exposições, performance, teatro e ateliês.
>> Mais informações
Fonte: LUSA | 1 de fevereiro de 2026

