"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

O Codex 632 inaugura as "Novas Edições das Obras de José Rodrigues dos Santos"

Há 20 anos, foi encontrado morto um professor de história; estava a investigar o descobrimento da América. 

Alguém chamou Tomás Noronha, um criptólogo, para decifrar as notas encontradas ao lado do cadáver. Começou aí a aventura que centenas de milhares de portugueses seguiram em suspense, com encanto e espanto, fazendo de José Rodrigues dos Santos o romancista português mais lido dos últimos 20 anos. 

O livro dessa aventura, o livro onde nasceu Tomás Noronha, chamava-se O Codex 632. Agora que, no final de 2025, se completaram 20 anos sobre a sua publicação, a Gradiva, editora original da obra, celebra esse aniversário e lança a edição comemorativa dos 20 anos de O Codex 632.

Com nova capa dupla, com um novo e revelador texto introdutório de José Rodrigues dos Santos, com a oferta, a abrir o livro, de uma autocaricatura e autógrafo de JRS, símbolos da relação tão próxima, fiel e íntima do autor com os seus leitores, O Codex 632 regressa às livrarias portuguesas com nova roupagem e inaugura a série de «Novas Edições das Obras de José Rodrigues dos Santos», em que vão renascer grandes e já clássicos romances como A Fórmula de Deus, Vaticanum ou O Sétimo Selo.

O Codex 632 é um romance português, que aflora e se delicia com o escândalo de ser Cristóvão Colombo um agente duplo. E é um romance traduzido e publicado em mais de 15 países, da França à Alemanha e à Espanha, dos EUA e Itália, à Turquia e à Rússia e à Polónia. 

Mais de meio milhão de leitores se colaram a Tomás Noronha e se deixaram fascinar com o Cristóvão Colombo que ele desvenda. Hoje, 20 anos depois, este romance está mais vivo e empolgante do que nunca. Vinte anos é uma bela vida para um romance. Parabéns a José Rodrigues dos Santos. E segurem com cuidado este novo Codex 632. Tem a fragilidade dos velhos e secretos códices. Mas explode e faz em estilhaços as verdades estabelecidas ou cristalizadas.

Manuel S. Fonseca, editor 


José Rodrigues dos Santos nasceu em 1964 em Moçambique. Abraçou o jornalismo em 1981, na Rádio Macau, tendo ainda trabalhado na BBC e sido colaborador permanente da CNN. Doutorado em Ciências da Comunica­ção, é jornalista da RTP e um dos mais premiados repórteres portugueses, galardoado pelo Clube Português de Imprensa e pela CNN.
É Prémio Lusofonia da Literatura.
O Jardim dos Animais com Alma é o seu vigésimo terceiro romance.

Coleção: Gradiva Romance
ISBN: 978-989-785-405-7
Data de publicação: 24/02/2026
Páginas: 552
Capa: Brochada
Editora Gradiva

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
120,063,492