Publicações
Conhecer o Japão pelos olhos de Bashô
Mestre maior da poesia haiku tem os seus diários editados pela primeira vez em Portugal.
A par do relato dos lugares e vários episódios que os peregrinos sempre encontram, Bashô e os seus companheiros usam o haiku e a renga, as grandes formas tradicionais da poesia japonesa, para descreverem as paisagens que os arrebatam, num percurso único pelo Japão histórico, cultural e político. Esta edição conta ainda com alguns haibun, isto é, poemas em prosa, género que Bashô também cultivou como ninguém. Complementam este livro uma generosa secção de notas que contextualizam as personagens e lugares presentes nestas aventuras pelo Japão e os vários mapas das viagens.
Com versões e introdução de Jorge Sousa Braga, esta obra já se encontra em pré-venda e chega às livrarias a 19 de fevereiro de 2026.
SOBRE O LIVRO
Diários de Viagem
Autor: Matsuo Bashô
Versões e introdução: Jorge Sousa Braga
N.º de Páginas: 176
PVP: 21,00 €
Coleção: documenta poetica
Ver primeiras páginas
SOBRE O AUTOR

Matsuo Bashô
Poeta e viajante, Matsuo Bashô nasceu em 1644, na pequena aldeia de Ueno, e morreu a 28 de novembro de 1694. De acordo com a sua última vontade, foi sepultado nos terrenos do mosteiro de Gichu-Ji, nas margens do Lago Biwa, perto de Zeze. Sobre a sua sepultura foi plantada uma bananeira. É considerado o poeta nacional do Japão.

