"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Estreia Primeira Pessoa do Plural, de Sandro Aguilar, com Albano Jerónimo e Isabel Abreu

Primeira Pessoa do Plural, a mais recente longa-metragem de Sandro Aguilar – com produção luso-italiana O Som e a Fúria/La Sarraz Pictures e distribuição No Comboio – tem estreia nacional a 19 de fevereiro.

Protagonizado por Albano Jerónimo e Isabel Abreu, com banda sonora original de Marco Franco, Primeira Pessoa do Plural teve estreia mundial no festival de Roterdão, na secção principal - Tiger Competition - e ante-estreia nacional no IndieLisboa 2025, na competição nacional. O filme conta ainda com as interpretações de Carla Maciel, Cláudio da Silva, Cláudia Efe e Eduardo Aguilar.

Exibido noutros festivais de países como Argentina, Brasil, Espanha, Polónia, Portugal e Uruguai, o filme foi reconhecido com os prémios de melhor ator (Albano Jerónimo) e melhor fotografia (Rui Xavier), na Mostra de València, e melhor direção artística (Nadia Henriques), no Caminhos do Cinema Português.

Classificado pela crítica, nacional e internacionalmente, como “deslumbrante”, “arrebatador”, “magnético”, “um deleite visual e estético, que promete ressoar nas mentes e corpos da audiência” ou “um dos mais belos ovnis do nosso cinema”, Primeira Pessoa do Plural conta-nos a história de Mateus Lagoa (Albano Jerónimo) e da sua esposa Irene (Isabel Abreu) que se preparam para celebrar o vigésimo aniversário de casamento num luxuoso resort numa ilha tropical, deixando o filho adolescente (Eduardo Aguilar) perigosamente à deriva.

Antes da partida para o paraíso, durante uma noite que têm inesperadamente de passar separados, os efeitos secundários das vacinas fazem-se sentir – febres, desmaios, arrepios, alucinações diversas. Uma melancólica disposição instala-se, e o seu mundo parece de alguma forma fraturado, capaz de insuspeitas e perigosas promessas.

Na semana de estreia estão previstas algumas sessões especiais, nomeadamente, em Lisboa (Cinema Ideal, 19 de fevereiro), com a presença de realizador e elenco, Porto (Cinema Trindade, 22 de fevereiro), com Albano Jerónimo, Viseu (Teatro Viriato, 27 fevereiro), com Sandro Aguilar, Albano Jerónimo e Isabel Abreu.

Para já, está confirmada a exibição em Lisboa (Cinema Ideal, Cinema Nimas, Cinema City Alvalade, UCI El Corte Inglés, NOS Amoreiras, Cinema Fernando Lopes), Porto (Cinema Trindade, NOS Alameda Shop & Spot), Vila Nova de Gaia (UCI Arrábida), Almada (NOS Almada), Coimbra (Casa do Cinema, NOS Alma), Santarém (Castello Lopes), Guimarães (Castello Lopes) e Vila Real (NOS Nosso Shopping), entre outras.


  

Primeira Pessoa do Plural, um filme de Sandro Aguilar
Com: Albano Jerónimo, Isabel Abreu, Eduardo Aguilar, Carla Maciel, Cláudio da Silva, Cláudia Efe
Direção de Fotografia: Rui Xavier
Direção de Arte: Nadia Henriques
Som: Alessio Fornasiero
Música original: Marco Franco
Co-produtor: Alessandro Borrelli
Produtores: Luís Urbano, Sandro Aguilar
Escrito e realizado por Sandro Aguilar
Uma co-produção Portugal/Itália: O Som e a Fúria, La Sarraz Pictures
Com o apoio de:  República Portuguesa, ICA, PIC Portugal, MIC: Direzione Generale Cinema e Audiovisivo, RTP, Trentino Film Commission, Câmara Municipal de Lisboa, Lisboa Film Commision, Europa Criativa MEDIA 
Distribuição & Vendas Nacionais: No Comboio
Distribuição  &  Vendas Internacionais: Portugal Film: Portuguese Film Agency

Sandro Aguilar
Nasceu em 1974. Em 1997 concluiu o curso de Cinema na área de Montagem da Escola Superior de Teatro e Cinema. Em 1998 fundou a produtora O Som e a Fúria, cujo curriculum inclui obras de Manoel de Oliveira, Miguel Gomes, João Nicolau, Eugene Green, Salomé Lamas, entre muitos outros.

Realizou três longas-metragens e dezanove curtas-metragens. Os seus filmes ganharam prémios em festivais como La Biennale di Venezia, Locarno Film Festival, Gijón, Oberhausen, Vila do Conde, Indielisboa, Montreal (entre outros) e foram exibidos nos principais festivais de cinema mundiais, IFF Locarno, Forum Berlinale. Foi por duas vezes nomeado para melhor curta-metragem nos European Film Awards.

A sua obra foi alvo de retrospetivas no BAFICI, Roterdam Film Festival, New York Film Festival (Views from the Avant-Garde), Arsenal-Berlim, ISFF Oberhausen e na Filmadrid. Em 2013, foi convidado a integrar o reputado programa DAAD – Artist in Residence, Berlim (que recebeu no passado cineastas como Béla Tarr, Jim Jarmush, Otar Iosseliani, Chen Kaige).

Para além do seu trabalho na área do cinema, podemos encontrar no seu percurso instalações vídeo apresentadas em contexto de galeria em coletivas nomeadamente experimentadesign, Festival Temps d’Images e na SOLAR - galeria de arte cinemática. Colaborou com instalações visuais para os espetáculos RESET (estreia Culturgest), PING (estreia Teatro São Luiz). 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "BLUE MOON"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia em Lisboa e Gaia do filme "Blue Moon" de Richard Linklater, que reflete sobre o fim de um ciclo - entre amor, amizade e arte.

Visitas
120,823,139