Publicações
Atlas das Migrações: uma visão panorâmica da mobilidade, um fenómeno no centro do debate político mundial
Uma leitura fundamental para compreender as tensões globais e a realidade de milhões de migrantes em todo o mundo.
Atlas das Migrações, da politóloga Catherine Wihtol de Wenden, é uma obra de referência que analisa o fenómeno mais marcante da actualidade: os fluxos migratórios que mobilizam centenas de milhões de pessoas em todo o mundo.
Com mais de 100 mapas e infografias, questiona várias ideias preconcebidas:
- Pobreza, conflitos, catástrofes ambientais, trabalho, estudos e turismo: quais sãoas causas reais das migrações?
- Gestão multilateral, encerramento de fronteiras, expulsões, direito de asilo, naturalizações: entre o acolhimento e a rejeição, quais as respostas políticas possíveis?
- Na Europa, a solidariedade está a esmorecer e, no mundo, as migrações Sul-Sul estão a ultrapassar as migrações Sul-Norte. Como se estão a reorganizar os circuitos migratórios?
Uma obra oportuníssima, que desafia perspectivas convencionais e convida o leitor a repensar a mobilidade como base de desenvolvimento global.
Catherine Wihtol de Wenden é uma politóloga francesa, especialista em migrações. Directora de investigação no Centro Nacional de Investigação Científica (CNRS) e investigadora principal no Instituto de Estudos Políticos Internacionais, é também professora na Sciences Po Paris, Sciences Po Lille e na Universidade de Roma La Sapienza. Formada em Ciências Políticas pela Sciences Po Paris e pela Universidade Paris I Panthéon-Sorbonne, desenvolve investigação sobre fluxos migratórios, relações internacionais, cidadania e políticas migratórias. É uma referência no debate público francês pelo seu activismo a favor do direito à imigração e pela defesa do afrouxamento das restrições migratórias. Ao longo da sua carreira, actuou como consultora da OCDE, Comissão Europeia, Conselho da Europa e como perita externa do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). Entre 2003 e 2011, integrou a Comissão Nacional Francesa de Ética da Segurança.
Autora de mais de 20 livros e 150 artigos, destaca-se pelas obras La question migratoire au XXIe siècle, Immigration: chance ou menace? e Atlas das Migrações. Em 2014, foi condecorada como Cavaleiro da Legião de Honra e, em 2018, promovida ao grau de Oficial. Em 2017, recebeu a Médaille d’Honneur do CNRS.

