Notícias
Teatro Praga celebra 30 anos de vida com ciclo expositivo e performativo
O ciclo expositivo “Tomorrow, and tomorrow, and tomorrow” do Teatro Praga vai assinalar os 30 anos da companhia entre 23 e 28 de fevereiro, em Lisboa, numa retrospetiva performativa que cruza memória e projeção no futuro.
A proposta na Rua das Gaivotas 6, sede do coletivo, surge a convite da Escola das Artes da Universidade Católica do Porto, que desafiou a companhia a pensar uma exposição em torno do seu percurso, assinalando “uma entrada inédita do grupo no território das artes visuais”, segundo um comunicado do Teatro Praga.
Durante seis dias consecutivos, o Teatro Praga vai transformar a Rua das Gaivotas 6 no seu ateliê e estaleiro, inaugurando uma nova exposição por dia - “30 anos em seis dias” - e cada mostra será pensada e montada em tempo real pelos artistas, ocupando diferentes espaços e ativada por diferentes participantes.
Com curadoria de Nuno Crespo, “Tomorrow, and tomorrow, and tomorrow” - verso de “Macbeth”, de William Shakespeare - revisita três décadas de criação do Teatro Praga, recusando "uma leitura estritamente retrospetiva", ressalva o coletivo que tem vindo a desenvolver uma colaboração artística e pedagógica com a Escola das Artes da Universidade Católica do Porto.
Segundo a companhia, a exposição não se limita a olhar para o passado, propondo antes a criação de novas obras a partir de peças anteriores e de ideias ainda por concretizar, num movimento que cruza memória e projeção futura.
O ciclo reúne obras que contêm ou implicam uma dimensão performativa, presente, passada ou futura, incluindo peças realizadas pela companhia e criações feitas ou ativadas com o público, fora do contexto convencional da sala de teatro, sublinha ainda.
As inaugurações em Lisboa serão registadas e integrarão um segundo momento expositivo, intitulado “WOW: Retrospetiva”, patente entre 12 de março e 08 de maio na Escola das Artes da Universidade Católica do Porto.
Também com a curadoria de Nuno Crespo, esta exposição final reunirá as obras e os momentos apresentados em Lisboa, convocando-os "na constituição deliberada de um passado, num gesto que prolonga a reflexão sobre o tempo e a memória que atravessa todo o projeto", segundo o Teatro Praga.
“Tomorrow, and tomorrow, and tomorrow” tem produção, assistência e desenho expositivo de Bruno Bogarim.
>> Saiba mais AQUI
Fonte: LUSA | 18 de fevereiro de 2026

