"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"A Tragédia da Partida dos Colonos de Angola"

Um retrato dramático de um momento marcante da História de Portugal: o êxodo da força estruturante de Angola de 1975 – e das consequências que comprometeram gravemente o futuro do país.

Um trabalho do especialista em assuntos africanos Xavier de Figueiredo com dados inéditos e prefácio de Vítor Ramalho. 

A Tragédia da Partida dos Colonos de Angola, de Xavier de Figueiredo, dá-nos uma visão ampla do fenómeno da debandada dos colonos de Angola, como fruto do trágico processo de descolonização do território.

É, porém, nas consequências dessa partida que o livro se concentra, revelando aspetos até agora desconhecidos ou aprofundando outros já do conhecimento geral.

Neste livro, Xavier de Figueiredo defende que os «colonos» não o eram no sentido pejorativo que o termo veio a adquirir, fustigado por ideologias às quais importou estigmatizá-los; eram sim gente, na sua imensa maioria, deveras afeiçoada a Angola e com a terra identificada, seja por laços de natalidade ou de adoção, e cujas imperfeições não excediam as imperfeições de todos os agrupamentos de seres humanos.

As atrozes condições em que partiram, arrancados a uma terra onde muitos queriam ficar para sempre, fizeram deles as principais vítimas do que se passou, mas cujas consequências, corporizadas no vazio técnico e científico, ainda hoje não colmatado, se abateram sobre Angola e sobre os angolanos, pela decadência e o sofrimento que acarretaram até aos dias de hoje.

SOBRE O AUTOR

Xavier de Figueiredo nasceu em 1947, no Huambo (à data, Nova Lisboa), em Angola. Iniciou a vida de jornalista em 1971, ao serviço do diário A Província de Angola, em Luanda. Em Portugal, onde se radicou em 1975, começou por trabalhar no Jornal Novo e, a seguir, na antiga ANOP, agência ao serviço da qual foi o primeiro correspondente permanente, de 1978 a 1981, da imprensa portuguesa num país africano lusófono – a Guiné-Bissau. Viria, ainda, a ser correspondente da ANOP em Maputo, de 1982 a 1983. Foi mentor, fundador e director da primeira publicação de temática africana lançada em Portugal, o quinzenário África Jornal, em 1984. No ano seguinte, fundou a primeira de diversas newsletters de assuntos africanos, a Africa Confidential. Seguiram-se, por ordem cronológica, Africa Fokus e Africa Monitor Intelligence. Ao longo dos anos, foi tendo colaboração dispersa na imprensa, em Portugal e em países africanos, sendo mesmo comentador televisivo de assuntos africanos em Portugal. É autor de vários livros de História, entre os quais, Crónica da Fundação Huambo/Nova Lisboa, Ceuta: Primeira Conquista de Portugal Além-Mar, O Último Ultramarino, O Príncipe do Congo e Savimbi – Um Homem no Seu Martírio.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "BLUE MOON"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia em Lisboa e Gaia do filme "Blue Moon" de Richard Linklater, que reflete sobre o fim de um ciclo - entre amor, amizade e arte.

Visitas
120,821,933