"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Anúncio das Nomeações da 4ª edição dos Prémios Curtas

Pela primeira vez o anúncio dos nomeados aos Prémios Curtas vai decorrer presencialmente já no próximo domingo dia 1 de março, e a entrada é livre!

A partir das 16 horas na Tasca das Artes irá dar-se início à revelação das nomeações para a 4ª edição desta premiação dedicada a curtas-metragens portuguesas, onde também serão exibidas 3 curtas-metragens, todas vencedoras na passada 3ª edição:

Era Uma Vez no Apocalipse, realizado por Tiago Pimentel

Cinco Prémios Curtas na 3ª edição: Melhor Ator, Melhor Ator Secundário, Melhor Caracterização, Melhor Direção Artística e Melhores Efeitos Visuais.

Sinopse: No rescaldo de uma guerra nuclear, o planeta sobrevive debaixo de um  severo arrefecimento global e de inúmeros regimes totalitários que utilizam a falta de recursos e informação contra as suas populações. Em Portugal, quando Ernesto é visitado por um temido oficial do Governo, um contra-relógio agonizante pulsa directamente do rosto das personagens para o nosso peito.

Umbral, realizado por Miguel Andrade

Prémio de Melhor Curta de Ficção na 3ª edição dos Prémios Curtas.

Sinopse: De acordo com Sigmund Freud: “Emoções não expressadas nunca morrem. São enterradas vivas e retornam mais tarde de formas mais terríveis”. Baseando os seus alicerces na fragilidade humana que advém do trauma, “Umbral” ilustra esta premissa de uma forma direta e visceral, materializando o dilema moral sobre a existência de causa-efeito entre o trauma e a prática do crime.

O Procedimento, realizado por Chico Noras

Prémio de Melhor Atriz na 3ª edição dos Prémios Curtas.

Sinopse: Numa realidade não muito distante, a morte assistida é procedimento moralmente aceite, introduzido com naturalidade no nosso dia-a-dia. Quando a lógica hipercapitalista é a única moral, o que fazer quando uma pessoa deixa de produzir? Bem, se não se fatura, mais vale morrer. Maria Eugénia, reformada, tem a sua morte agendada há vários anos. Mas será que se preparou devidamente para o procedimento?

>> Mais informações 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
121,068,734