"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Roteiros

Alijó inaugura passadiços durante festival de caminhadas do Tua

Os novos Passadiços da Ribeira de São Mamede de Ribatua abrem oficialmente a 29 de março. A inauguração coincide com os primeiros passos do Tua Festival de Percursos Pedestres no parque natural.

O percurso pedestre São Mamede de Ribatua - Vale do Tua © CM Alijó

"Consolidar e afirmar Alijó como um destino turístico sustentável e sustentado” era o mote anunciado para o projeto, ainda em 2022. Agora, chegou a altura de estrear os novos Passadiços da Ribeira de São Mamede de Ribatua. A abertura oficial está marcada para 29 de março, coincidindo com o fim-de-semana de arranque do Tua Festival de Percursos Pedestres em Alijó, Vila Real.

O percurso tem cerca de 3,5 km de extensão e liga a Ribeira de São Mamede, junto à ponte romana da localidade, à albufeira do Rio Tua.

"Além dos troços em plataforma elevada", informa a autarquia, "o percurso integra também segmentos em caminho pedonal de terra batida".

O novo trilho complementa a rede municipal de percursos pedestres do concelho: são já 20 trilhos homologados pelas 14 freguesias. No total, "mais de 200 quilómetros de caminhos sinalizados". Entre os miradouros mais marcantes na paisagem, destaca-se o Miradouro do Ujo, inaugurado em 2019.

A infra-estrutura está "integrada no projeto de Requalificação Ambiental e Paisagística da Ribeira de São Mamede de Ribatua", tendo sido anunciado um investimento de 1,8 milhões de euros.

Para marcar a inauguração, a caminhada inaugural do festival de percursos pedestres, com um total de 9km, inclui os novos passadiços.

O Tua Festival de Percursos Pedestres realiza-se um fim-de-semana por mês em cada concelho da região. Em Alijó, o programa inclui também conversas sobre a segurança no turismo ou se "as comunidades sentem as mudanças no território", além de visitas ao Centro Interpretativo d'Olival ao Azeite de Ouro na Aldeia de Castedo.

Nos próximos meses, o festival marcará lugar em Vila Flor (abril), Murça (maio), Carrazeda de Ansiães (setembro), Mirandela (outubro). Mais informações e inscrições em caminhadas no site oficial do Vale do Tua.


por Fugas in Público | 19 de março de 2026
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "O Rapaz da Ilha de Amrum"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia em Lisboa e Gaia do filme "O Rapaz da Ilha de Amrum", um poderoso drama sobre infância, sobrevivência e lealdade, realizado por Fatih Akin.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
122,601,119