Notícias
Festival Urbano cruza cultura, gastronomia e música na Estação Nova de Coimbra
A primeira edição do bash — Festival Urbano, que decorre na Estação Nova de Coimbra, entre os dias 8 e 10 de maio, vai reunir cultura urbana, gastronomia e música.
A iniciativa, promovida pela BREW! e coorganizado pela Câmara Municipal de Coimbra, convida "a que venham explorar a Estação [Nova] em toda a sua extensão", com zonas espalhadas pelo espaço dedicadas a diferentes valências, disse um dos promotores do evento, João Claro.
O certame vai reunir cerca de 15 cervejas de marcas nacionais, incluindo opções que não se encontram "tão facilmente nos bares ou em outros lugares", cerca de 15 representantes da restauração, principalmente da Baixa de Coimbra, e uma programação de cultura urbana.
"Esperamos que as pessoas venham com esse espírito de entusiasmo e de curiosidade, que se divirtam e que aproveitem bem este espaço", acrescentou João Claro, na apresentação do bash, que decorreu na Estação Nova.
Presente na ocasião, Mário Gago, membro da organização do festival, apontou que o programa foi contruído "com vários artistas da cidade e várias organizações da cidade".
No âmbito da programação, está prevista a exposição "Tipos de Coimbra", de Rafael Vieira e Liliana Marante, com elementos visuais da identidade urbana da cidade, e a realização da "Rádio bash", desenvolvida em parceria com a Coimbra Coolectiva e a Bluehouse, para recolher contributos de visitantes, artistas e agentes locais, numa emissão em direto.
A criação de um mural pelo TUMO Coimbra, desenvolvido por alunos, com curadoria da artista Mariana Malhão, a conceção de murais em tempo real, a presença de tatuadores, conversas, 'workshops', uma componente musical e momentos de microfone aberto para a declamação de poesia, complementam a oferta do evento.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Miguel Antunes, sublinhou que a iniciativa vai permitir que se usufrua "deste património histórico da cidade de Coimbra [a Estação Nova], onde já vimos tanta movimentação, tanta gente que chega e que parte".
"Desta vez, vamos ver gente a chegar e a permanecer aqui durante alguns dias", pontuou.
Classificada como monumento de interesse público e integrada na zona de proteção da Universidade de Coimbra — Alta e Sofia, Património Mundial da UNESCO, a Estação Nova foi concebida no início do século XX como porta de entrada da cidade.
A Estação encontra-se encerrada à circulação ferroviária desde janeiro de 2025, no âmbito da implementação do sistema Metrobus.
Em comunicado, a autarquia afirmou que "o edifício atravessa atualmente um período de transição, mantendo-se disponível para acolher iniciativas pontuais compatíveis com a sua utilização, como é o caso do bash — Festival Urbano".
Paralelamente, a Câmara Municipal aprovou, em fevereiro, a celebração de um contrato de subconcessão com a IP Património, que permitirá ao município assumir a utilização do edifício e desenvolver um projeto de reabilitação e reconversão funcional.
O acesso ao bash é livre até às 18:00, sendo que quem chegar após este horário deve adquirir um bilhete, que pode ser diário ou geral, e que inclui copo reutilizável.
O passe diário tem o custo de cinco euros em compra antecipada 'online' e seis euros no local, enquanto o passe geral tem um custo de dez euros 'online' e de 11 euros no local.
Segundo a autarquia, "os bilhetes podem ser adquiridos 'online' até 24 horas antes do início do festival, através da plataforma oficial, sendo o evento operado em sistema 'cashless'".
Os menores de 16 anos têm entrada livre em qualquer horário.
>> Saiba mais aqui
Fonte: LUSA | 28 de abril de 2026

