"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Um livro para voltar às grandes ideias que moldaram o Ocidente

Fernando Gonçalves publica "Breve História da Cultura Ocidental", uma viagem pela cultura, pensamento e criação no Ocidente. O livro é editado pela Ideias de Ler, chancela da Porto Editora. 

Hoje tudo acontece depressa e desaparece quase no mesmo instante, mas este livro segue na direção contrária e regressa às ideias, obras e autores que continuam a marcar a forma como vemos o mundo.

O percurso começa na Grécia Antiga e chega ao presente. Pelo caminho ficam séculos de filosofia, literatura, religião, teatro, pintura, música e cinema e que surgem no livro sem distância nem formalismo. O objetivo não é testar conhecimentos. É despertar o contexto e o pensamento crítico, num tempo em que tudo parece durar pouco.

Num magistral trabalho de Fernando Gonçalves, que coloca em livro, de forma inteligente e acessível, milénios de História e pensamento, a cultura aparece como algo que se move no quotidiano, não como um arquivo separado da vida. Foi ela, a cultura, que moldou a forma como somos, enquanto civilização e indivíduos, e será esse peso histórico que ditará aquilo que seremos no futuro. Este é, por isso, um trabalho único em Portugal, que promete marcar gerações.

SOBRE O LIVRO
Título: Breve História da Cultura Ocidental
Autor: Fernando Gonçalves
N.º de Páginas: 456
PVP: 22€

Ver primeiras páginas  

SOBRE O AUTOR
Fernando Gonçalves
Mestre em Direito Criminal pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, titular do Curso de Estudos Superiores Avançados em Direito Público pela Universidade de Salamanca, licenciado em Ciências Jurídico-Civilistas pela Universidade Autónoma de Lisboa e doutorando em Direito no curso Estado de Derecho y Gobernanza Global na Universidade de Salamanca.

Do exercício de diversas funções e atividades públicas, destacam-se as de consultor na Organização Internacional do Trabalho (OIT) e na International Police Association (IPA), de professor convidado em licenciaturas no Instituto Politécnico de Leiria e em pós-graduações na Universidade Moderna, e de Diretor da Segurança Social do Distrito de Leiria e da Delegação Distrital de Leiria do Instituto de Gestão Financeira (IGFSS).

Autor de diversas obras jurídicas e publicações em revistas científicas, é citado em mais de duas dezenas de peças jurídicas, decisões judiciais, pareceres e estudos.

Apaixonado pelo mundo da cultura e das artes, com especial destaque para a área da literatura, dedica grande parte da vida à leitura e ao estudo das grandes obras e dos grandes pensadores. Breve História da Cultura Ocidental, o seu primeiro livro orientado para o grande público, é a expressão natural dessa dedicação e desse compromisso contínuo com o conhecimento. 
Agenda
Teatro

INFO MANÍACO

Centro Cultural de Lagos 14 Mai 2026  |  21h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "A Oliveira Milenar"

Em parceria com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o espetáculo de Teatro e Marionetas de Mandrágora "A Oliveira Milenar", integrado no Festival Mar Marionetas. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A BALEIA CANTORA"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia do filme de animação, que conta a história de uma baleia tímida que tem de conseguir enfrentar o seu destino e invocar a sua mística melodia para salvar os oceanos da destruição total.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "O Auto da Revolta do Mestre Salas"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para o novo espetáculo de Ricardo Alves, que parte do universo dos Bonecos de Santo Aleixo para explorar, de forma crítica e poética, as questões da liberdade, do controlo e da responsabilidade individual.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Visitas
125,530,807