Notícias
Grupo Editorial Presença na Feira do Livro de Lisboa
Com o regresso da Feira do Livro de Lisboa, o Grupo Editorial Presença prepara-se para celebrar a grande festa da literatura, no Parque Eduardo VII. No nosso espaço estarão representadas as quatro chancelas — Presença, Marcador, Manuscrito e Jacarandá.
O programa deste ano convida os leitores a viver a cultura na cidade de Lisboa, num ambiente cheio encontros, escritores e livros.
Autores internacionais em destaque para esta edição:
- 6 de junho, às 16h00, Penn Cole, publicada pela chancela Marcador.
Pela primeira vez em Portugal, a autora americana Penn Cole, criadora da trilogia A Maldição da Irmandade, vai participar num encontro exclusivo com fãs e integrar o júri do concurso «O Despertar do Fantástico», dedicado ao género, onde será eleito o melhor disfarce, no dia 5 de junho. Penn Cole estará também numa sessão de autógrafos no dia seguinte, 6 de junho, às 16h00.
- 7 de junho, às 11h00, Tom Percival, publicado pela chancela Jacarandá.
Pela primeira vez em Portugal, teremos connoscoo aclamado autor e ilustrador britânico de livros infantis, conhecido por obras que abordam emoções e questões sociais, como a popular série Pequenos com Grandes Emoções. Tom Percival estará à conversa com a cantora e autora Luísa Sobral. De seguida haverá uma Hora do Conto musical e teatralizada a partir dos livros do autor com as Little Things.
Tom Percival cria histórias para as crianças que se sentem ignoradas, excluídas ou diferentes. A mensagem que atravessa a sua obra é simples e poderosa «Sim, tu pertences aqui.» Entre os seus títulos estão sucessos como Perfeitamente Normal, Como Se Fazem Amigos?, Invisível, O Que Fazer Com Uma Preocupação?
- 13 de junho, às 15h00, Lynn Painter, publicada pela chancela Marcador.
Pela primeira vez em Portugal, a autora americana Lynn Painter, cujos livros são um verdadeiro fenómeno no BookTok, com sucessos como Isto Não Acontece nos Filmes, Não é Nada como nos Filmes, e Fake Skating – Patins e Mentiras, vai participar numa sessão de autógrafos.
- 14 de junho, às 15h00, Alice Kellen, publicada pela chancela Presença.
A autora espanhola Alice Kellen vem a Portugal apenas uns dias depois do seu livro bestseller Tudo O Que Nunca Fomos ser adaptado ao cinema pela Warner Bros. O filme conta com Margarida Corceiro e Maxi Iglesias enquanto protagonistas e realização de Jorge Alonso. Alice Kellen já conquistou mais de 3 milhões de leitores e tornou-se uma das jovens autoras mais conhecidas da literatura romântica.
A pensar nos leitores de todas as idades, organizámos uma programação cultural com mais de 70 sessões de autógrafos, debates, horas do conto, teatro infantil, mascotes, incluindo o popular livro gigante com páginas ilustradas do Wally, Homem-Cão e Wizz. E no Dia da Criança todos os pequenos leitores que nos visitarem receberão a oferta de um livro infantojuvenil.
Na praça amarela, iremos promover um ciclo de debates com autores portugueses.
- O psiquiatra Mário Simões, autor do livro A Consciência Não Morre, vai estar presente para uma conversa sobre «A vida além da morte: o que a ciência pode afirmar — e o que ainda não sabe».
- Como se constrói uma história de amor inesquecível? É o tema em debate com Raul Minh'alma e Sara Cardoso onde irão revelar os segredos por trás dos romances que apaixonam milhares de leitores.
- Filipe Faria, consagrado autor do fantástico, vai estar à conversa sobre o aguardado desfecho da sua série As Crónicas de Allaryia, 24 anos depois de ter escrito o primeiro volume da saga.
- Entre Brasil e Portugal: o que muda na escrita entre as duas margens do Atlântico? Fabiane Guimarães, Jeovanna Vieira, Lorena Portela e Rita da Nova conversam sobre literatura, língua e as nuances que as unem.
- Quando o corpo fala, será que o sabemos ouvir? João Martins, o nutricionista das celebridades, vai falar sobre o que muda quando deixamos de seguir planos e começamos a perceber o nosso corpo.
- O que torna um «book boyfriend» inesquecível? Maria Madalena Mateus, Joana Costa e Rute Dias vão debater tropes literárias e personagens que conquistam corações. Maria Madalena Mateus, autora de Desde Sempre Tua, vai também apresentar o seu mais recente romance Tudo Menos Tua.
- Francisco Miranda Rodrigues e Diogo Guerreiro vão debater as crenças que nos travam numa conversa sobre Mitos: da psicologia popular às limitações que impomos a nós próprios.
Em todos os fins de semana e feriados, as populares mascotes do Wizz e do Homem-Cão vão dar as boas-vindas às crianças, a partir das 11h30, com oportunidade para tirar fotografias.
E para criar memórias desta Feira do Livro podem encontrar dois espaços instagramáveis: um banco alusivo ao universo Harry Potter e uma dinâmica para os leitores comporem frases relacionadas com livros YA.
Motivos não irão faltar para recebermos a visita de todos os leitores.
Boa Feira do Livro!

