Notícias
Teatro Nacional São João estreia Memórias do Cárcere com reclusos do Vale do Sousa
Projeto com reclusos do Estabelecimento Prisional do Vale do Sousa, a partir da obra de Camilo Castelo Branco, resulta de um convite do TNSJ à estrutura Terceira Pessoa.
Com texto de Afonso Cruz, a primeira partilha do processo acontece no Estabelecimento Prisional no próximo dia 1 de julho, chegando aos palcos do Teatro São João e do Theatro Circo em 2027.
Tendo como ponto de partida a obra Memórias do Cárcere, de Camilo Castelo Branco, o Teatro Nacional São João convidou a Terceira Pessoa, estrutura de criação artística sedeada em Castelo Branco, a desenvolver um espetáculo de teatro com reclusos do Estabelecimento Prisional do Vale do Sousa, em Paços de Ferreira.
O projeto arrancou em dezembro de 2025 com encontros semanais orientados por Ana Gil e Óscar Silva seguindo-se uma segunda fase de encontros com os artistas convidados Catarina Câmara, Ricardo Jacinto, Teresa Coutinho e Valter Vinagre, que procuraram desafiar os 13 participantes (todos homens) a explorar diferentes linguagens artísticas, como dança, música, artes visuais e literatura.
Com base numa dramaturgia original do escritor Afonso Cruz, o trabalho evoluirá para a construção de um espetáculo teatral que procura refletir o contexto, as vivências e as vozes dos seus intérpretes. A direção artística está a cargo de Ana Gil e Óscar Silva, da Terceira Pessoa, estrutura reconhecida pelo seu trabalho nas margens sociais e artísticas.
Memórias do Cárcere pretende afirmar-se como um objeto artístico singular, que utiliza o teatro e outras disciplinas artísticas como ferramentas de inclusão e transformação. Ao longo do processo criativo, os reclusos foram incentivados a explorar emoções, experiências e narrativas pessoais, num ambiente que promove a valorização individual e o sentido de comunidade.
A primeira apresentação acontece já no próximo dia 1 de julho, no Estabelecimento Prisional do Vale do Sousa, dirigindo-se a um público interno. O espetáculo será apresentado, em 2027, ao público em geral, no Teatro São João e no Theatro Circo, coprodutor do projeto.
Memórias do Cárcere é um projeto cofinanciado pela União Europeia através do Programa Regional NORTE 2030.
No âmbito do Bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco, o Teatro Nacional São João faz parte das redes Camilo a Norte 200 e Camilo Rotas do Escritor.
Mais informações em tnsj.pt/memóriasdocárcere.

