"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

APRESENTAÇÃO DE AIKIDO E CHI KUNG

Apesar de o Aikido e o chi kung não serem, decididamente, artes performativas, decidiu a Mussubi iniciar este ano lectivo c/ uma apresentação pública. E porquê? Precisamente para esclarecer e clarificar e, para mostrar, o que se faz numa aula de aikido, o que se faz num aula de chi kung.

Apesar de o Aikido e o chi kung não serem, decididamente, artes performativas, decidiu a Mussubi iniciar este ano lectivo c/ uma apresentação pública. E porquê? Precisamente para esclarecer e clarificar e, para mostrar, o que se faz numa aula de aikido, o que se faz num aula de chi kung.

Embora cursando em perspectivas diferentes mas muitas vezes complementares o aikido e o chi kung são essencialmente formas de estar que poderão ajudar-nos a optimizar cada momento da nossa vida de todos os dias. Com esta apresentação queremos desmistificar ideias feitas sobre estas artes, afinal ao alcance de todos, independentemente do sexo, idade ou condição física, já que cada um é a medida de si próprio.

A demonstração de Aikido (professor Carlos Portas) e Chi Kung (professor Fernando Silveira) é no Estaleiro Teatral, Sábado dia 23 de Setembro às 17h com entrada gratuita.

AIKIDO
O Aikido mergulha as suas origens na escola daitoryu-aikijujitsu, uma arte marcial exclusiva da classe dos samurais e por isso mesmo envolta nalgum secretismo. Nos finais do século XIX Sokaku Takeda divulgou os segredos a alguns escolhidos, entre os quais se encontrava Morihei Ueshiba que se viria a revelar um verdadeiro génio do Budo (caminho do guerreiro). Aliando os seus conhecimentos e os seus conceitos filosóficos e religiosos a uma permanente pesquisa, O’Sensei, como viria a ser conhecido, teorizou e desenvolveu uma nova arte de defesa a que deu o nome de Aikido. Inicialmente ensinada à “elite” do exército japonês, só depois da IIª Guerra Mundial e talvez porque o mundo precisava de paz, harmonia e renascimento é que vamos assistir à sua divulgação generalizada. O Aikido é uma arte marcial que se pratica com e sem armas utilizando técnicas de luta com imobilizações e projecções e que tem como objectivo o auto-conhecimento, a unificação de si próprio e a harmonia com o mundo que o rodeia.

CHI KUNG
Chi Kung ou Qi Kong é a arte de circulação da energia interna ao ser vivo, através do controle da respiração. Tomar consciência desta energia é um longo trabalho que o indivíduo faz sobre si próprio: desenvolvê-la, dirigi-la, retê-la ou soltá-la, controlá-la com o espírito. A partir daí, podemos encarar este trabalho em múltiplas direcções, com múltiplos e diversos objectivos

Chi Kung é, na realidade um assunto muito vasto, mas todas as variantes de Chi Kung sobre uma mesma base: as técnicas respiratórias. Existem contudo duas orientações fundamentais:
- o Chi Kung enquanto técnica de saúde e de longa vida
- o Chi Kung enquanto exercício complementar à prática das artes marciais clássicas

Através da prática do Chi Kung o homem descobre os laços que o ligam ao ritmo do universo e ao mesmo tempo aprende a acomodar-se a um nova liberdade. Onde o espiritual e o físico se reúnem nessa unidade desde há tanto buscada pelos sábios de todos os tempos que permite realmente “Ser”.


Para mais informações contactar:
Efémero – Companhia de Teatro de Aveiro
Tel.: 234 38 65 24
E-mail: efemero@mail.telepac.pt
Site: www.efemero.pt

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
107,648,333