Notícias
LEVANTAMENTO DO ESTUDO GENEALÓGICO
O Presidente da Câmara Municipal da Povoação recebeu Norberta Simas de Bettencourt Amorim, que pretende levar a cabo um estudo de reconstituição das Paróquias do Concelho da Povoação, designadamente no processo de identificação, de todos os indivíduos que nasceram, cresceram e morreram entre os séculos XVII e XX.
Povoação Associa-se ao Levantamento do Estudo Genealógico
O Presidente da Câmara Municipal da Povoação recebeu na quarta-feira à tarde Norberta Simas de Bettencourt Amorim, catedrática aposentada natural da ilha do Pico, do Núcleo de Estudos População e Sociedade da Universidade do Minho (NEPS) que pretende levar a cabo um estudo de reconstituição das Paróquias do Concelho da Povoação, designadamente no processo de identificação, de todos os indivíduos que nasceram, cresceram e morreram entre os séculos XVII e XX.
A investigadora pretende com este trabalho não só a publicação do mesmo na Internet, através de uma base de dados genealógicos, para o conhecimento das “raízes” dos povoacenses e açorianos em geral, como também possibilitar o estudo dos comportamentos demográficos, nomeadamente a esperança média de vida; a idade aquando do casamento; o número de filhos, entre outros, bem como investigar o estudo os processos de reprodução social.
Tratando-se do Concelho onde aportaram os primeiros povoadores da ilha de S. Miguel, a investigadora achou pertinente começar por reunir com Francisco Álvares, visto ser um dos locais onde pretende iniciar a investigação pela carga histórica do local e por ser um dos povoados mais antigos do arquipélago dos Açores.
Por seu lado, Francisco Álvares mostrou-se receptivo e prometeu a colaboração e empenhamento da autarquia no desenrolar de todo o processo.