Notícias
PROJECTO VIDEOLAB
É com particular satisfação que o Projecto Videolab tem a honra de informar que irá fazer parte de um importante evento – Lusovideografia –, a realizar entre 4 e 18 de Janeiro de 2007, num dos mais importantes espaços culturais da América do Sul, o "Espaço Oi Futuro " no Rio de Janeiro (Brasil).
É com particular satisfação que o Projecto Videolab tem a honra de informar que irá fazer parte de um importante evento – Lusovideografia –, a realizar entre 4 e 18 de Janeiro de 2007, num dos mais importantes espaços culturais da América do Sul, o "Espaço Oi Futuro " no Rio de Janeiro (Brasil).
Esta participação resulta de uma proposta lançada pelos responsáveis do Espaço Durex há cerca de um ano atrás, a qual o Projecto Videolab decidiu abraçar de imediato.
Concebido como uma proposta de intercâmbio entre curadores e realizadores de vídeo naturais de países de língua portuguesa, este evento conta com as seguintes sessões:
• Videolab Rio 2007
- " Olhar Lusófono": Filmes portugueses I e II
- " Os Novos Caminhos da imagem – Videolab, um Projecto Internacional":
- Sessão Documentários - Olhar Videolab sobre documentários
- Sessão Design e Grafismo - Olhar Videolab sobre a aplicação dos novos elementos gráficos no vídeo
- Sessão Depuração - Olhar Videolab sobre a depuração da linguagem vídeo
• Lusovideo - Vídeos de artistas naturais de países lusófonos, entre eles, Angola, Moçambique, Guiné Bissau, Cabo Verde e Brasil. Curadoria de Clarisse Tarran, Mauro Espíndola e André Alvim do Espaço Durex – Brasil, e Miguel Petchkovsky – Angola.
No mesmo programa, será apresentada a sessão Carioca Vídeo, curadoria de Alberto Saraiva – Brasil – colocando-se em evidência a cidade do Rio de Janeiro e a sua teia de relações, sejam humanas, paisagísticas, arquitectónicas ou comportamentais.
• Artista Homenageado: Rafael França. - Compilações de vídeos de Rafael França e documentário produzido pela Associação Cultural Videobrasil sobre o artista. O documentário aborda a breve e singular trajectória do artista Rafael França (1957-1991), marcada por um crescente afastamento dos meios tradicionais artísticos e uma enorme vontade de experimentar novas técnicas, colocando em questão o pensamento estético conservador. Esta sessão foi apresentada pela primeira vez no Videolab Coimbra, em Junho de 2006, e preparada especialmente para o evento.
Como projecto internacional que é, o Projecto Videolab terá a seu cargo a exibição de 5 sessões com filmes de diferentes países e continentes, sendo seu objectivo apresentar trabalhos que estejam a trilhar novos caminhos na forma de lidar com a imagem.
Não queremos deixar de realçar a importância deste evento no trajecto do Projecto Videolab, pois é o culminar de dois anos de uma existência fértil em projectos e rica em actividades. Iniciado em 2004, o Projecto Videolab tem, desde essa altura, trilhado um percurso próprio com um enfoque muito especial sobre a reflexão à volta da imagem. Com variadíssimas mostras em Portugal e no Estrangeiro, o Projecto Videolab apresenta sessões cuidadosamente planeadas e de acordo com objectivos previamente estabelecidos, as quais, tem vindo a enriquecer com a inclusão de workshops, debates, palestras, conversas com realizadores, instalações vídeo, concertos, Vjing.
Mais informação em:
http://projectovideolab.blogspot.com/
www.espacodurex.com.br/durexvideo.htm
www.oifuturo.org.br/oifuturo.htm