"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

A POESIA NÃO TEM GRADES

Iniciada em 2004, esta actividade é apoiada pela Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas (antigo IPLB) e pela Direcção Geral dos Serviços Prisionais, tendo como objectivos principais a promoção da leitura junto dos reclusos e a sua integração social.

Estabelecimentos prisonais abrem portas à poesia

O projecto «A poesia não tem grades», do Grupo O Contador de Histórias, continua a realizar-se no ano de 2007.

Iniciada em 2004, esta actividade é apoiada pela Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas (antigo IPLB) e pela Direcção Geral dos Serviços Prisionais, tendo como objectivos principais a promoção da leitura junto dos reclusos e a sua integração social.

As sessões, desenvolvidas de forma continuada ou esporádica, são ocupadas com a leitura partilhada de diversos textos de autores nacionais e estrangeiros, numa escolha eclética que vai dos clássicos até aos autores mais modernos, com especial destaque para o surrealismo. Palavras-chave como «Liberdade» ou «Justiça» são apresentadas em diversos contextos para que os participantes possam reflectir nos seus mais diversos sentidos.

«A poesia não tem grades» é um projecto despretensioso, baseado na percepção de que os reclusos podem encontrar na leitura e na escrita um escape para a angústia da privação de liberdade a que estão sujeitos. A maior parte dos textos trabalhados é de entendimento rápido e directo, levando os participantes a contactar com sentimentos diversos, num curto espaço de tempo. Depois de poemas que provocam alguma tristeza passa-se àqueles que são divertidos e inesperados, mostrando que os livros podem ser uma companhia para todas as ocasiões.

As primeiras sessões já realizadas ocorreram, pela primeira vez, no arquipélago dos Açores, concretamente no Faial, Terceira e S. Miguel. No início de Julho decorrem as restantes sessões programadas, um pouco por todo o país:

3 de Julho - EP Vale Judeus, 10.00h

4 de Julho - EP Lisboa, 15.00h

5 de Julho - EP Sintra, 15.00h

9 de Julho - EP Paços de Ferreira

9 de Julho - EP Porto, 15.00h

10 de Julho - EP Especial de S. Cruz do Bispo, 10.00h 10 de Julho - EP S. Cruz do Bispo, 10.00h

O projecto «A poesia não tem grades» foi concebido e é realizado por Filipe Lopes, divulgador cultural e promotor de leitura. Com larga experiência de trabalho com públicos especiais (colabora com a Fundação do Gil e com a Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens) tem sido responsável por várias centenas de sessões de conto, recitais e oficinas formativas, ao longo dos últimos anos.

Outras informações no site www.ocontadordehistorias.com

Agenda
Outras

Festa da Arqueologia

Museu Arqueológico do Carmo e Museu de Lisboa - Palácio - Pimenta 25 Mai a 27 Mai 2025

Ver mais eventos
Visitas
107,618,466