"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

16º CURTAS VILA DO CONDE

Festival prossegue nas extensões ao Porto, Coimbra e Figueira da Foz

Festival prossegue nas extensões ao Porto, Coimbra e Figueira da Foz.

A 16º edição do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema que decorreu entre os dias 5 a 13 de Julho, contou com a participação de 16.126 espectadores nos 9 dias do Festival.

Em 2008, o Festival apresentou 197 filmes nas diferentes secções do Festival. Nas secções competitivas, o 16º Curtas Vila do Conde recebeu um total de 2.194 inscrições de 74 países nas diferentes secções competitivas do Festival, entre filmes experimentais, animações, documentários, ficções e vídeos musicais. Concluído o processo de avaliação, foram seleccionadas 38 curtas para a Competição Internacional e 19 vídeos musicais, 14 filmes na Competição Nacional, sendo que 12 foram apresentados em estreia absoluta. Na competição de filmes de escola, Take One!, foram apresentados 16 filmes, provenientes de 8 escolas nacionais.

O Curtas prossegue nas extensões ao Porto, a Coimbra e à Figueira da Foz, com uma selecção dos filmes premiados nas secções nacional e internacional.

No Porto, as sessões decorrem nos próximos dias 15 e 16 de Julho, às 22:00, no Cinema Passos Manuel. No dia 15, serão apresentados os filmes "Muro" de Tião, Brasil (Grande Prémio "Cidade de Vila do Conde"), "Plaster Casts of Everything" (Liars) de Patrick Daughters, EUA (Prémio Vídeo Musical), "The Adventure" de Mike Brune, EUA (Prémio Ficção), "Chainsaw" de Dennis Tupicoff, Austrália (Prémio RTP2/Onda Curta), e a 16 "Corrente" de Rodrigo Areias (Melhor Filme da Competição Nacional/ Prémio do Público), "RGBXYZ" de David O'Reilly, Irlanda (Prémio Animação), "Tree of Us" de Umesh Kulkarni, Índia (Prémio Documentário) e "Les Paradis Perdus" de Hélier Cisterne, França (Prémio RTP/Onda Curta). As mesmas sessões serão apresentadas no dia 18 de Julho, em Coimbra, no Teatro Académico Gil Vicente, às 18:00 e 21:30.

A 16 de Julho, 4ª feira, último dia de itinerância no Porto, o Curtas organiza uma festa no Passos Manuel, Porto, com os dj's Miguel Dias e Vicente Abreu, e Ina Soda.

De 15 a 29 de Agosto, às 22:30, serão apresentadas as curtas metragens Take One! No Forte de Sta. Catarina, na Figueira da Foz.

Na Solar – Galeria de Arte Cinemática, continuam a exposição retrospectiva da obra do artista/cineasta austríaco Martin Arnold, até 7 de Setembro, e a instalação "Erotic Space" de Tsai Ming-liang, até 24 de Agosto.

Mais informações em www.curtas.pt


Agenda
Exposições

Pickpocket

Balcony Gallery 12 Dez a 7 Fev 2026

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "Cartas de Amor"

Em parceria com a Yellow Star Company oferecemos convites duplos para a sessão de dia 13 de dezembro (sábado), às 21h00, na Super Bock Arena, no Porto.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "O Professor de Inglês"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia em Lisboa e Gaia do filme "O Professor de Inglês" (The Penguin Lessons). Uma história que é uma inspiração de empatia, amizade e resiliência. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

"GARFIELD - Um Musical com Gatitude"

Em parceria com a Yellow Star Company oferecemos convites duplos para o espetáculo musical baseado na banda desenhada original de Jim Davis na Super Bock Arena, no Porto, para a sessão de 13 de dezembro (sábado), às 15h30.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
117,000,071