"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

PORTO CARTOON

O 27º Salão Internacional da Caricatura, do Desenho de Imprensa e do Humor de St-Just-Le-Martel arranca hoje, integrando no seu programa as exposições “Daumier: o génio da caricatura” e “IX PortoCartoon-World Festival: Globalização”.


Szumowski

O PortoCartoon-World Festival apresenta-se em França pelo terceiro ano consecutivo, desta vez com duas mostras de caricatura.

O 27º Salão Internacional da Caricatura, do Desenho de Imprensa e do Humor de St-Just-Le-Martel arranca hoje, integrando no seu programa as exposições “Daumier: o génio da caricatura” e “IX PortoCartoon-World Festival: Globalização”.

A primeira evoca a genialidade do francês Honoré Daumier, um dos mais brilhantes desenhadores satíricos de sempre, no bicentenário do seu nascimento.

O PortoCartoon dedicado à Globalização apresenta meia centena de trabalhos, os melhores da edição de 2007 do certame. A exposição original expõe mais de 400 trabalhos, vindos dos cinco continentes.

O salão de humor francês que já se realiza há mais de 25 anos e reúne todos os anos alguns dos melhores cartunistas de todo o mundo. É visto por dezenas de milhares de visitantes, sempre com grandes exposições temáticas e de autor.

Esta presença em França corresponde a mais uma etapa na internacionalização do PortoCartoon-World Festival, organizado anualmente pelo Museu Nacional da Imprensa, com sede no Porto. De referir que este certame já conquistou a categoria de “um dos principais do mundo” atribuída pela Federação Internacional de Cartunistas. Ainda neste contexto, a cidade do Porto foi recentemente proclamada “Capital do Cartoon” em dez línguas diferentes, com a inauguração de um monumento desenhado por Siza Vieira, no centro da cidade.

As mostras do MNI vão estar patentes ao público, no Salão de Caricatura de St-Just-Le-Martel, até 5 de Outubro.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o filme "O Jacaré"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para assistir ao filme "O Jacaré", de Basil da Cunha. Uma sessão integrada no ciclo Take 1, com curadoria da Nitrato Filmes. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "Pizza Man"

Em parceria com a Yellow Star Company oferecemos convites duplos para a sessão de dia 30 de setembro, às 21h, no Coliseu Porto Ageas. Com Eduardo Madeira, Liliana Santos e Núria Madruga, "Pizza Man" é um espetáculo de ritmo acelerado que mistura frustração, desejo, exagero e muito humor, numa noite que começa com pizza… e acaba fora de controlo.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
134,341,224