"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

CARTUNISTA TURCO VENCE CONCURSO EUROPEU

O cartunista Musa Gumus, da Turquia, conquistou o Primeiro Prémio do Concurso Europeu de Cartoon, com um trabalho denominado EU (European Union).

O cartunista Musa Gumus, da Turquia, conquistou o Primeiro Prémio do Concurso Europeu de Cartoon, com um trabalho denominado EU (European Union). O segundo prémio desta iniciativa do Museu Nacional da Imprensa foi atribuído a Alessandro Gatto, da Itália e o terceiro a Heino Partanen, da Finlândia. 

A apreciação dos trabalhos concorrentes foi feita por um Júri internacional presidido por George Wolinski e que integrou a presidente da FECO, Marlene Pohle; Helena Gelpi, representante do Comissariado para Imigração e Diálogo Intercultural; Xaquin Marín, director do Museo de Humor de Fene (Espanha); Ronaldo, conceituado cartunista brasileiro e Luís Humberto Marcos, director do Museu.

A elevada qualidade dos trabalhos levou o Júri a atribuir ainda 8 Menções Honrosas a artistas de quatro Países: Bélgica (1), Espanha (1), Turquia (3) e Roménia (3). Especial destaque merece também os sete cartuns finalistas, entre os quais um do pintor e jornalista português Agostinho Santos.

Este concurso internacional iniciou-se em 2007, com o tema "desigualdades, discriminação e preconceitos e enquadra-se na linha de trabalho que aquele Museu tem vindo a desenvolver no âmbito da promoção do desenho de humor, cuja expressão mais evidente é o PortoCartoon-World Festival.

Em 2007, o livro editado pelo museu, sobre a primeira edição do Concurso Europeu de Cartoon, ganhou o prémio de MELHOR INFORMAÇÃO do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos, atribuído pela União Europeia.

 
EuroCartoon 2008 | Primeiro Prémio, Musa Gumus, da Turquia,  com o trabalho “EU”

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A BALEIA CANTORA"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia do filme de animação, que conta a história de uma baleia tímida que tem de conseguir enfrentar o seu destino e invocar a sua mística melodia para salvar os oceanos da destruição total.

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "O Auto da Revolta do Mestre Salas"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para o novo espetáculo de Ricardo Alves, que parte do universo dos Bonecos de Santo Aleixo para explorar, de forma crítica e poética, as questões da liberdade, do controlo e da responsabilidade individual.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Visitas
125,461,694