"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

REDE EUROPEIA DE CIDADES DE TURISMO SUSTENTÁVEL

Onze cidades reuniram-se em Bruxelas no passado dia 18 de Fevereiro, sob o patrocínio da Comunidade Europeia, e constituíram a primeira Rede Europeia de Cidades de Turismo Sustentável. Oeiras foi o único município português presente.

 
Oeiras na primeira Rede Europeia de Cidades de Turismo Sustentável

Onze cidades reuniram-se em Bruxelas no passado dia 18 de Fevereiro, sob o patrocínio da Comunidade Europeia, e constituíram a primeira Rede Europeia de Cidades de Turismo Sustentável. Oeiras foi o único município português presente.

Estas 11 cidades, a que imediatamente a seguir se juntarão mais 14 totalizando vinte e cinco cidades de 14 países, são a génese da rede que se propõe ser a interlocutora privilegiada da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu para a realização de estratégias inovadoras e para a troca de boas práticas em matéria de turismo sustentável.

Sob a organização inicial da Fundação Anci Ideali (ligada à Associação Nacional de Municípios de Itália), foi apresentada oficialmente a rede com um evento no Parlamento Europeu, onde o Vereador do Turismo, Carlos Oliveira, em representação da Câmara Municipal de Oeiras, vinculou formalmente o Município a esta rede, após ter sido aprovada a adesão pelo Presidente da autarquia, Isaltino Morais.

Relançar o papel da cidade na nova política europeia de turismo é o objectivo da rede, que apresentou o seu manifesto programático durante o encontro em Bruxelas.

Promoção de parcerias público-privadas, maior especialização dos operadores do sector e relançamento do destino turístico europeu no mercado internacional são algumas das prioridades desta rede, que pede à Comissão Europeia um quadro de acção para o turismo e mais compromisso por parte da União Europeia para realizar a nível local um pacote integrado de intervenção para o turismo sustentável.

A Comissão Europeia assegurou um envolvimento desta nova rede, na rede europeia já existente, inserindo as cidades no grupo das partes interessadas que participam nos grupos de trabalho sobre inovação e sustentabilidade.


REDE EUROPEIA DE CIDADES P/ O TURISMO SUSTENTÁVEL

Cidades fundadoras da Rede

Oeiras – Portugal

Rimini – Itália

Nuernberg – Alemanha

Gent – Bélgica

Cremona – Itália

Reggio Calábria – Itália

Antalya – Turquia

Viareggio – Itália

Namur – Bélgica

Termoli – Itália

Salsomaggiore Terme – Itália

 

Cidades que se juntarão imediatamente à Rede

Varna – Bulgária

Turku – Finlândia

Lille – França

Heidelberg – Alemanha

Gdansk – Polónia

Perugia – Itália

Montpellier – França

Uppsala – Suécia

Cáceres – Espanha

Elk – Polónia

Tartu – Estónia

Santiago de Compostela – Espanha

Dubrovnik – Croácia

Riva del Garda - Itália

 

 

 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
107,536,700