"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

MARKETING DAS ARTES EM DIRECTO

O livro reúne 20 entrevistas, feitas a 20 personalidades do mundo da Cultura e das Artes, nas quais os entrevistados relatam e reflectem sobre as suas experiências profissionais como gestores de importantes instituições culturais portuguesas, e dialogam com a entrevistadora sobre estratégias de comunicação e de marketing da cultura.

 
Marketing das Artes: promotor de artistas e criador de públicos!
 

Nesta aldeia global, de pessoas mais informadas, exigentes e impacientes nas suas expectativas, gostos e consumos, como tornar a cultura mais apetecível?

Em sociedades com melhor nível de vida, torna-se urgente estudar as necessidades, gostos, comportamentos e hábitos dos consumidores, procurando satisfazê-los, rentabilizando actividades e obtendo lucros. É o que fazem as grandes empresas ligadas ao consumo de massas.

Devem as instituições culturais fazê-lo também? Deverá o produto cultural  ser entendido e vendido da mesma forma que um qualquer bem de consumo?

Como poderá o marketing cultural promover bens que não podem ser objecto de pré-teste, nem ser concebidos para satisfazer necessidades imediatas do cliente-público? Qual o lugar que o marketing deverá ocupar nas estratégias de investimento institucional e de comunicação externa das instituições e organizações que fazem cultura em Portugal ?

É a estas e outras perguntas que Marketing das Artes em Directo procura responder.

A autora: Rita Curvelo é locutora e produtora da Rádio Renascença, e professora na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.

O livro: Marketing das Artes em Directo reúne 20 entrevistas, feitas a 20 personalidades do mundo da Cultura e das Artes, nas quais os entrevistados relatam e reflectem sobre as suas experiências profissionais como gestores de importantes instituições culturais portuguesas, e dialogam com a entrevistadora sobre estratégias de comunicação e de marketing da cultura.

Os 20 entrevistados: François Colbert, Filipe Mascarenhas Serra, Simonetta Luz Afonso, António Baptista Lopes, Manuel Bairrão Oleiro, Bárbara Coutinho, Guilherme d’Oliveira Martins, Emílio Rui Vilar, António Gomes de Pinho, António Mega Ferreira, Miguel Lobo Antunes, Paolo Pinamonti, Pedro Burmester, Jorge Salavisa, João Lourenço, Giacomo Scalisi, Ana Pereira Caldas, Madalena Victorino, Nuno Gonçalves, António Padeira
 

 

 294 pp. | 16,5 x 23,5 cm | 21 euros | ISBN 978-972-589-194-0

 

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "Cartas de Amor"

Em parceria com a Yellow Star Company oferecemos convites duplos para a sessão de dia 13 de dezembro (sábado), às 21h00, na Super Bock Arena, no Porto.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "O Professor de Inglês"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia em Lisboa e Gaia do filme "O Professor de Inglês" (The Penguin Lessons). Uma história que é uma inspiração de empatia, amizade e resiliência. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

"GARFIELD - Um Musical com Gatitude"

Em parceria com a Yellow Star Company oferecemos convites duplos para o espetáculo musical baseado na banda desenhada original de Jim Davis na Super Bock Arena, no Porto, para a sessão de 13 de dezembro (sábado), às 15h30.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
117,033,499