"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

DIREITOS HUMANOS E DESTITUIÇÃO

O Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS-Portugal) promove, dia 23 de Julho, no Centro de Informação Urbana de Lisboa, um seminário dedicado ao tema "Direitos Humanos e Destituição", no qual pretende abordar o impacto da destituição na vida da população migrante em Portugal, em três áreas chave: o trabalho, a habitação, e a saúde.

Direitos Humanos e Destituição
Seminário promovido pelo Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS-Portugal)

O Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS-Portugal) promove, dia 23 de Julho, no Centro de Informação Urbana de Lisboa, um seminário dedicado ao tema "Direitos Humanos e Destituição", no qual pretende abordar o impacto da destituição na vida da população migrante em Portugal, em três áreas chave: o trabalho, a habitação, e a saúde.

Para debater esta questão complexa e actual, o seminário contará com a participação de diversos responsáveis políticos, académicos, técnicos e representantes da sociedade civil, entre os quais se destacam: Rosário Farmhouse, Alta Comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI), Maria do Céu Machado, Alta Comissária para a Saúde (ACS), Stefan Kessler, (JRS-Europa), Fernanda Rodrigues, coordenadora do Plano Nacional de Acção para a Inclusão (PNAI), Jorge Malheiros, do Observatório da Imigração, Conceição Patrício, directora do Serviço Social do Hospital de Santa Maria, e Alfredo Bruto da Costa, presidente da Comissão Nacional de Justiça e Paz (CNJP).

Na sequência do Seminário "Direitos Humanos e Destituição", está prevista para Dezembro próximo, a edição de uma publicação com as recomendações agora produzidas. O livro será lançado a 10 de Dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

O Seminário "Direitos Humanos e Destituição" insere-se no contexto do projecto europeu ANDES - Advocacy Network for the Destitute. Este projecto é financiado por duas organizações europeias, a Network of European Foundations e a European Programme for Integration and Migration, sendo desenvolvido e conduzido pelo Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS) a nível europeu.

À semelhança do seminário que se realiza agora em Portugal, ao longo de 2009 estão a ser organizados encontros semelhantes em Espanha, Itália, Alemanha, Roménia, Suécia, Malta, Inglaterra e na Ucrânia. As conclusões que derivarem destes momentos de discussão decorridos nos vários países, serão apresentados numa conferência internacional, a realizar em Bruxelas em 2010.

O Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS-Portugal) é uma organização internacional da Igreja Católica, sob a responsabilidade da Companhia de Jesus. O JRS foi fundado em 1980, pelo Padre Pedro Arrupe, então Superior da Companhia de Jesus, vendo nos refugiados os mais desprotegidos deste mundo. O JRS está hoje presente em cerca de 60 países. Em Portugal, esta organização tem vários projectos e serviços de apoio a imigrantes e refugiados.

 

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "Cartas de Amor"

Em parceria com a Yellow Star Company oferecemos convites duplos para a sessão de dia 13 de dezembro (sábado), às 21h00, na Super Bock Arena, no Porto.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "O Professor de Inglês"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia em Lisboa e Gaia do filme "O Professor de Inglês" (The Penguin Lessons). Uma história que é uma inspiração de empatia, amizade e resiliência. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

"GARFIELD - Um Musical com Gatitude"

Em parceria com a Yellow Star Company oferecemos convites duplos para o espetáculo musical baseado na banda desenhada original de Jim Davis na Super Bock Arena, no Porto, para a sessão de 13 de dezembro (sábado), às 15h30.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
117,028,409