"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Uma Peça | Um Museu

São Leonardo

A obra chegou a Portugal por volta de 1514, integrada num conjunto de esculturas vindas de Florença. 

Uma peça do Museu Nacional de Arte Antiga.


S. LEONARDO
Escultura florentina de Andrea della Robbia
Século XVI, 1501-1513
Barro modelado, policromado, cozido e vidrado
Prov. Mosteiro de Santa Maria de Belém (Jerónimos)
Inv. 505 Esc

É uma peça representativa da elevada qualidade alcançada pela oficina de Andrea della Robbia (1435 – 1525). A forma como caiem as pregas da toga do Santo, a elegante postura da figura, com um dos joelhos marcados sob as vestes, deixando ver um dos sapatos, a maneira como a imagem segura o livro e as grilhetas, o jovem rosto, de olhar sonhador e introspetivo, são reveladores da produção dos primeiros anos do século XVI desta oficina florentina.

A obra chegou a Portugal por volta de 1514, integrada num conjunto de esculturas vindas de Florença. Entregues ao Mosteiro de Santa Maria de Belém (Jerónimos), foram aí montadas e disponibilizadas ao culto. Uma tradição corrente no mosteiro diz que as imagens chegadas a Belém foram uma oferta do Papa Júlio II ao Rei D. Manuel I. Desse presente diplomático conservam-se ainda em Portugal, para além deste São Leonardo, uma imagem da Virgem com o Menino, cultuada como Nossa Senhora das Estrelas (exposta nesta sala), um S. Jerónimo e um Santo António que se mantêm no Mosteiro dos Jerónimos, tendo-se perdido no terramoto de 1755 duas outras, um S. Bernardo e um S. Basílio. Embora a encomenda destas esculturas possa ter sido feita na mesma altura, não se trata de um grupo unitário, dado a uma só oficina, já que nele se incluem peças produzidas pelos Buglioni, concorrentes dos della Robbia.

A iconografia da escultura a colocar em Belém terá sido decidida em Lisboa, já que se adequa à espiritualidade jerónima e ao programa devocional da sua igreja: S. Jerónimo como patrono da Ordem, a Virgem das Estrelas ou de Belém como orago, e tanto Santo António como S. Leonardo enquanto santos protetores do bom parto. Se estas duas últimas foram colocadas em capelas, que ainda hoje existem sob o coro alto da igreja de Belém, a de S. Leonardo ocupava a capela da direita de quem entra no templo (atual capela batismal), integrada num retábulo com pinturas que narravam a vida e feitos do Santo.

Leonardo gravitava na corte do rei Clóvis, levando uma existência monástica. Por ter salvo, com as suas preces, a Rainha Clotilde de um difícil trabalho de parto, o rei concedeu-lhe terras para fundar o mosteiro dos frades brancos de Noblac, perto de Limoges, conferindo-lhe igualmente a prerrogativa de poder ilibar condenados e libertar presos, passando assim a ser considerado padroeiro dos prisioneiros. Os atributos da imagem evocam essa hagiografia: as vestes brancas de monge, as grilhetas de libertador dos presos e o livro do saber monástico.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,177,047