Teatro
4ª Edição Festival de Teatro de Rua de Porto de Mós
Nesta 4ª edição, 7 Grupos de Teatro Amador do Município de Porto de Mós apresentam diferentes espetáculos sobre os Santos Padroeiros da região.

27 Jul a 11 Ago 2018
Trata-se de um evento que desafia os Grupos de Teatro Amador a criar espetáculos de Teatro de Rua, explorando a História e a identidade da região. Durante 7 meses, a equipa artística do Leirena Teatro – Companhia de Teatro de Leiria acompanhou os 7 grupos participantes na encenação dos espetáculos que compõem o Festival.
No primeiro dia, 27 de julho, o Trupêgo apresenta “A Guerra dos Santos”, um espetáculo sobre a rivalidade entre os fiéis a São Pedro e os fiéis a São João que vivem em Vila Nova da Lagartinha. Dia 28 de julho, o Grupo de Teatro de Alqueidão da Serra traz à cena o espetáculo “Os Miúdos da Serra”, onde o Santo Padroeiro é escondido e um bando de miúdos tenta sobreviver à guerra. “A Comissão” retrata as peripécias de uma Comissão de Festas em honra a Santa Marta e é apresentada pelo Teatr’Ambu, no dia 29 de julho.
O Teatro Olaré – Grupo de Teatro de Serro Ventoso abre o segundo fim-desemana do Festival, no dia 3 de agosto, com “A Festa”, um espetáculo em que um grupo de solteiras pretende fugir à tradição das Festas a São Sebastião e tenta realizar uma festa a Santo António. Já no dia 4 de agosto, os Santos descem ao Purgatório à procura de uma alma exemplar, em “Entre o Céu e a Terra” do grupo Um Par de Cinco. O Mendigal atua no dia seguinte com o espetáculo “São Quem?”, que conta a história de São Julião.
O Junca Teatro encerra o Festival de Teatro de Rua de Porto de Mós, no dia 11 de agosto, com “Baile de Morte”, um mundo ao contrário que baila no sentido da destruição e que questiona o paradeiro de São Miguel.
Co-produzido pelo Leirena Teatro – Companhia de Teatro de Leiria e pelo Município de Porto de Mós, este é um evento de entrada gratuita.
>> Mais informações