"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Colóquios, Conferências e Debates

"D. Maria da Glória no Brasil" por Claudia Witte

Comemorando o bicentenário do nascimento da rainha D. Maria II, a palestra tem como tema a primeira metade de sua vida: sua infância no Rio de Janeiro, o período passado em Inglaterra, o breve retorno ao Brasil, os dois anos de exílio em Paris e os primeiros tempos em Portugal, quando perde o pai, D. Pedro IV, e assume de facto o trono.

7 Mai 2019  |  18h30

Palácio Nacional da Ajuda
Largo da Ajuda, 1349-021 Lisboa
Preço
Entrada livre


Serão abordados também seu primeiro casamento com D. Augusto de Leuchtenberg e as negociações para o enlace com D. Fernando de Saxe-Coburgo-Gota.

Esses anos de formação da rainha, que influenciarão todo seu reinado, serão pela primeira vez analisados à luz de iconografia e documentos inéditos.

Claudia Thomé Witte, é membro do Instituto Histórico de Petrópolis, no Brasil, e se dedica como pesquisadora independente há mais de uma década ao estudo da época de d. Maria II, tendo realizado diversas investigações no Brasil, Alemanha, França e Portugal a esse respeito. Com artigos publicados no Brasil, Alemanha e Suécia, a palestrante lança ainda este mês um estudo biográfico sobre a infância e a juventude da rainha D. Maria II pela Fundação Casa de Bragança com o título D. Maria da Glória, uma princesa brasileira no trono de Portugal.

>> Mais informações

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,231,385