"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Festivais, Festas e Feiras

Beja revive o período romano

O VI Festival Beja Romana, este ano sob o tema da partilha de culturas, surge como  um encontro do património local, de um período específico da nossa história, com a atualidade.

23 Mai a 25 Mai 2019

Beja


Este ano são apresentados aos visitantes diversos itinerários por exposições, conferências, visitas pedagógicas, oficinas didáticas, oficinas de cozinha, música, animação, cortejos, mercado, acepipes, museu ao vivo e outras experiências. As propostas para estes dias resultam de uma maior aposta nas atividades educativas e no envolvimento das escolas do concelho. 

CONFERÊNCIAS
Poderá ficar a conhecer mais sobre os hábitos e a cultura do período romano nas várias conferências que acontecem por estes dias na Beja Romana

A água que a terra abraça – a exploração dos recursos naturais na época romana’, com Filomena Barata do Museu Nacional de Arqueologia,

Villa Romana de Pisões: Ontem, Hoje e Amanhã’ com André Carneiro (arqueólogo) e Bento Caldeira (Físico) da Universidade de Évora;

‘Especiarias e Ervas Aromáticas na Roma Antiga’ com Prof. Dr. Luis Carvalho e Dra. Paula Nozes do Museu Botânico – IPBeja;

EXPOSIÇÕES
Testemunhos da presença romana no território podem ser observados nas várias exposições que decorrem durante a Beja Romana ‘Construindo Espalharei por toda a parte… O Engenho Romano’, Adornos De Cerâmica, Arquitetura Romana e Vestígios que os Romanos nos deixaram em Beja, Exposição de Tecnologia e Inovação Romanas, Sentir Pax Julia - Exposição de Artes, Exposição de Maquetas, Mosaicos e Frescos Romanos, O Arco Romano – reconstituição da proposta de Leonel Borrela.

ÁREA EDUCATIVA
DOMUS DEORUM – a Casa dos Deuses será o espaço da mitologia onde as lendas da Roma Antiga ganham sons, formas e cores – no núcleo do MRB da Rua dos Infantes;

DOMUS
Recriação do espaço da casa romana com destaque para o Triclinium, o Peristillo, o Caldarium, a Taberna, os Ofícios, o Ludus Litterarum - escola romana, onde será abordado o Trivium com palestras e exercícios de escrita romana sobre o Tabulae Ceratae para experimentar a escrita do latim, Ludus – Jogos de mesa e outros jogos romanos.

OFICINAS DE COZINHA
A Chefe Saudade Campião demonstra-nos uma receita inspirada nos registos da cozinha antiga acompanhada pelas sábias palavras de quem estudou a botânica desse período, o Professor Luis Carvalho e a Dra. Paula Nozes. ‘Ervilhas à Moda de Vitélio’ é a proposta que apresentamos para o dia 25 de maio.  Uma receita que terá sido dedicada a Aulo Vitélio, imperador nos últimos meses de 69 d.C. que se distinguiu mais pelas recreações gastronómicas do que pelas medidas tomadas na gestão do Império.

PROVAS DE VINHO DA TALHA
O Vinho de Talha, cujo processo de vinificação foi desenvolvido pelos romanos e que se mantém até aos dias de hoje, poderá ser provado na DOMUS.

ESPAÇO INFANTIL mais de 30 jogos romanos disponíveis para os miúdos poderem brincar à moda dos romanos, a Quintinha dos Animais e os Cavalos também farão as delícias dos mais pequenos.

PANIS E VINIS IN PAX JULIA
A Associação  Grupo Juvenil Coral e Etnográfico Rouxinóis do Alentejo apresenta “Panis et vini in  Pax Iulia”, Uma breve viagem no tempo onde, através da música e da representação, se conta a história do pão e do vinho com o recurso a réplicas de utensílios utilizados pelos romanos.

BEJA MONUMENTAL - POSTO DE REALIDADE VIRTUAL – uma viagem no tempo que permite compreender a evolução da presença de diferentes povos que habitaram este território ao longo dos tempos.

TABERNA ROMANA – ENCONTRO DE VIAJANTES – Narrativa audiovisual e multimédia pelo curso TESP de Som e Imagem do IPBeja.

MUSEUS À NOITE – os museus de Beja abrem à noite durante a Beja Romana.

PEDDY PAPER ‘À DESCOBERTA DE PAX JULIA’ em forma de brincadeira propomos uma descoberta dos vestígios romanos da cidade de Pax Julia.

FORMAÇÃO – SEMANA DA PAX - A Beja Romana está nas escolas, o enquadramento histórico, os testemunhos da presença romana no território, as danças e os combates são alguns dos temas abordados nestas sessões dirigidas à comunidade educativa e ao movimento associativo.

CONCURSOS DE FOTOGRAFIA DIGITAL participe e ganhe prémios!

MERCADO – Os mercados faziam parte do quotidiano dos romanos. Na Beja Romana artesãos e mercadores vendem produtos, nalguns casos confecionados no próprio local, tecelagem, couro, olaria, marcenaria, acepipes e outros produtos.

E para facilitar a chegada à Praça da República, o epicentro deste evento, temos o ESTACIONAMENTO GRATUITO no Parque de Estacionamento subterrâneo da Av. Miguel Fernandes.

Para mais informações consultar o programa AQUI.  

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
110,872,766