"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Visitas/Observações

Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra

A primeira edição da bienal Anozero tem lugar em Novembro de 2015 e prevê a realização de um conjunto de iniciativas curatoriais em espaços classificados e outros lugares de relevante valor patrimonial e cultural da cidade de Coimbra.

31 Out a 29 Dez 2015

Coimbra
Para tal, aposta na programação de cerca de 30 atividades delineadas por três áreas de atuação: exposições de arte contemporânea com alguns dos mais relevantes artistas nacionais e internacionais; acções de mediação, sensibilização e formação de públicos para a cultura e as artes através da ação do serviço educativo; programação de actividades paralelas multidisciplinares no contexto da vida artística e cultural contemporânea.
Com o título “Um lance de dados”, a primeira edição do Anozero assenta na ideia da circunstância efémera do mundo. Adoptando como mote o poema “Um lance de dados jamais abolirá o acaso” (1897), do poeta simbolista Stéphane Mallarmé, o projecto converge sobre a problemática do transitivo, sobre o ciclo de vida e morte das actividades humanas. Tal como o poema de Mallarmé, esta primeira edição do Anozero escreve-se num jogo de binómios inerentes à condição humana: construção / destruição; efémero / perene; criação / interpretação; possibilidade / impossibilidade; totalidade / fragmento.
 
EXPOSIÇÕES
shadow pieces on Body frames
Julião Sarmento
Curadoria João Silvério
Data 31 Out - 29 Dez | Ter-Dom 10h-13h, 14h-19h
Local CAPC Círculo Sereia
shadow pieces on Body frames é uma exposição individual de Julião Sarmento que reflecte sobre a presença do corpo na sua transição para a imaterialidade da imagem entre o que oculta e a ocultação que confere visibilidade. A exposição integra uma projeção, da versão em formato vídeo, do filme Sombra (1976).
Inserido na exposição shadow pieces on Body frames, Julião Sarmento foi convidado a programar o seu ciclo de cinema para o Anozero: Ciclo de Cinema — As Escolhas de Julião Sarmento.
Notas sobre a construção do tempo
Dalila Gonçalves | Jorge Santos | Teresa Braula Reis
Curadoria Luísa Santos
Data 31 Out - 29 Nov | Ter-Dom 10h-13h, 14h-19h
Local CAPC Círculo Sede
Com uma relação com os significados de património material e imaterial associados ao edifício Sede do CAPC, os trabalhos que dão corpo à exposição estão unidos por uma série de relações em pares: tempo e espaço; construção e destruição; passado e futuro; efemeridade e imperecível.
Energía Psiquica
Daniel Silvo | Javier Veláquez Cabrero | Juan Zamora
Curadoria SLOWTRACK
Data 31 Out - 29 Nov | Ter-Dom 10h-13h, 14h-19h
Local CAPC Círculo Sede
Energia Psíquica junta três artistas espanhóis com vídeo-instalações num conjunto de reflexões teóricas que colocam a arte a par da vida e da sua condição imprevisível.
Link
Curadoria Carlos Antunes e Luísa Santos
Data 31 Out - 29 Nov | Ter-Dom 10h-13h, 14h-19h
Local CAPC Círculo Sede
Moirika Reker Gilberto Reis 
Data 31 Out - 29 Nov
Local Aqueduto de S. Sebastião
Pedro Vaz
Data 31 Out 2015 - 31 Out 2016 | 9h-17h30
Local Jardim Botânico
Haarvöl
Data 31 Out - 29 Nov | 9h-17h30
Local Jardim Botânico
António Olaio | Gabriela Albergaria | Isaura Pena | João Queiroz | Pedro Valdez Cardoso
Data 31 Out - 29 Nov | 9h-12h, 14h-17h
Local Museu Botânico
A partir de trabalhos cujos protagonistas são o território de espaços verdes enunciado em Território e Acção, a narrativa da exposição desenrola-se, ao longo dos espaços do Museu Botânico, do Aqueduto de S. Sebastião, e junto ao Rio Mondego.
Risco Interior: O desenho de mobiliário na Cidade Universitária de Coimbra 
Alberto Pessoa | Lucínio Guia da Cruz
Curadoria Susana Lobo
Data 31 Out - 29 Nov | 9h-18h
Local Dep. Matemática, Fac. Medicina Dep. Química, Fac. Letras
Risco Interior mostra o trabalho realizado na área da arquitectura de interiores e do design de equipamento para a Cidade Universitária de Coimbra contribuindo para uma leitura da evolução daquelas práticas disciplinares em Portugal no século XX, a par das condições sociais e políticas da época.
Sempre uma coisa a seguir à outra
André Cepeda | João Nora | José Maçãs de Carvalho | Matt Mullican | Miguel Palma
Curadoria Laboratório CAPC e Luísa Santos
Data 31 Out - 29 Dez | Ter-Dom 9h-13h 14h-18h
Local Museu da Ciência 
Um lance de dados - tema da primeira edição da Anozero: Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra –, é também o lance curatorial que associa as obras destes artistas nos espaços das Galerias de Física e Zoologia do Museu da Ciência e no Laboratório Chimico. As obras dialogam com e no espaço que surge, implicitamente, redefinido.
700+25 Arquitectura na UniverCidade
Vários Autores
Curadoria Désirée Pedro, José António Bandeirinha, Nuno Grande
Data 31 Out - 12 Dez | 9h-18h
Local Colégio das Artes – Dep. Arquitectura
O património é um legado que se construiu e constrói ao longo do tempo, uma vez que a sua abrangência temporal não está balizada a uma determinada época. É sobre o exercício da construção de património contemporâneo que esta acção reflecte, convidando a visita às obras, celebrando a arquitectura edificada de 1990 a 2015 na cidade de Coimbra, os 725 anos da Universidade de Coimbra e os 25 anos do seu Departamento de Arquitectura.
Família
Rui Chafes & Pedro Costa, com Jean-Marie Straub & Danièle Huillet
Data 31 Out – 31 Jan | Ter-Dom 9h-13h, 14h-18h
Local Museu Nacional de Machado de Castro
Família resulta de um diálogo entre esculturas de Rui Chafes e filmes de Pedro Costa realizados em Cabo Verde em 1994 durante a rodagem do filme Casa de Lava. A este diálogo juntam-se as vozes de Jean-Marie Straub e Danièle Huillet através do seu filme tributo a Mallarmé.
Seems so long ago, Nancy
Tatiana Macedo
Curadoria Laboratório CAPC
Data 31 Out – 29 Nov | Ter-Dom 9h-13h, 14h-18h
Local Museu Nacional de Machado de Castro
Seems So Long Ago Nancy é um vídeo de Tatiana Macedo que interpela o espectador num conjunto de gestos de observação circular – observar quem observa – uma visão passiva que flutua entre os sujeitos e os espaços que ocupam, num equilíbrio entre silêncio, introspecção, ruído, repetição, intervalos e espera.
The Pursuit of Happiness
Lawrence Weiner
Curadoria Delfim Sardo
Data 31 Out – 29 Nov | Seg-Sex 09h30-10h, 17h-17h30 | Sáb-Dom 9h-13h
Local Biblioteca Geral
The Pursuit of Happiness, de Lawrence Wiener, no espaço da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, resulta da instalação de duas das suas obras (The Pursuit of Hapiness + The Pursuit of Hapiness e As long as it lasts), utilizando o desenho arquitectónico modernista da Biblioteca.
Cambeck
Binelde Hyrcan
Curadoria Laboratório CAPC
Data 31 Out – 29 Nov | 9h30-13h, 14h-17h30
Local Sala do Exame Privado
O vídeo Cambeck, de Binelde Hyrcan, traça extensas narrativas sobre o caos que o artista refere quando fala de Luanda, sua cidade natal, narrativas estas que se articulam entre si por semelhanças e ambiguidades exploradas ao longo do vídeo.
Um lance de dados jamais abolirá o acaso
Marcel Broodthaers
Curadoria Laboratório CAPC
Data 31 Out – 29 Nov | 09h30-10h, 17h-17h30
Local Biblioteca Joanina
A celebração do acaso é um dos centros do trabalho de Marcel Broodthaers. Un coup de dés jamais n’abolira le hasard, édition d’ après le poème de Stéphane Mallarmé (1969) sugere o que é exterior ao poema e é de improvável captura. La pluie (projet pour un texte) (1969), conduz o lance de dados a uma região de implicação extrema pela abertura das intencionalidades que a linguagem e a escrita implicam.
Transbarroco
Adriana Varejão
Curadoria Delfim Sardo
Data 31 Out – 29 Nov | 09h30-10h, 17h-17h30
Local Biblioteca Joanina
Filmado no Rio de Janeiro, Ouro Preto, Mariana e Salvador, o filme Transbarroco apresenta referências do Barroco que foram importantes na obra de Adriana Varejão.
Anatomia da Palavra
Detanico Lain | Frances Stark | Luísa Cunha | Mónica Capucho
Curadoria Luísa Santos
Data 31 Out – 29 Nov | 10h-13h, 14h-18h
Local Casa da Escrita
Anatomia da Palavra junta artistas que abordam relações de linguagem e identidade sob diferentes metodologias como apagamento; contraste; semântica; contexto; transposição.
A casa de Coimbra
Pedro Cabrita Reis
Data 31 Out - 17 Jan | Ter-Dom 13h-18h
Local Sala da Cidade
A Casa de Coimbra é uma escultura construída a partir da destruição, por motosserra, da Sala da Cidade. Esta obra de Pedro Cabrita Reis assume-se como processo de reconstrução, unificador dos diversos tempos históricos contidos na sala.
Santa Cruz
António Olaio
Curadoria Laboratório CAPC
Data 31 Out + 11-29 Nov | 09h-00h
Local Café Santa Cruz
Nesta pintura, António Olaio mostra o túmulo do D. Afonso Henriques, a estátua jacente do primeiro rei de Portugal, e, sobre ela, a legenda: “When did the founder of Portugal begin to feel portuguese?” numa acção extremamente perturbadora para a consistência da ideia de identidade.
Encriptar, revelar. Uma gruta e uma clareira
Alberto Carneiro & Francisco Tropa
Curadoria Laboratório CAPC
Data 31 Out - 29 Nov | Ter-Dom 10h-13h, 14h-18h
Local Museu Municipal de Coimbra – Edifício Chiado
As obras dos dois artistas juntam-se à curadoria de Carlos Antunes e da Anozero, que escolheu uma obra de Francisco Tropa proveniente de uma das mais importantes colecções de arte da cidade e convidou Alberto Carneiro a pensar numa obra que se articulasse com aquela.
Avril au Portugal
Rodrigo Oliveira
Curadoria Laboratório CAPC
Data 31 Out - 29 Nov | 10h, 14h, 17h
Local Rua da Sofia – Colégio da Graça
Instalação sonora de remix composto por 65 versões diferentes da música “Abril em Portugal” na Rua da Sofia – Colégio da Graça.
teu espelho (mondego), 2015
Edgar Massul
Curadoria Laboratório CAPC
Data 31 Out - 29 Nov | Ter-Dom 10h-13h, 14h-18h
Local Museu da Água
teu espelho (mondego) (2015) é um lençol de água com areia no fundo, ambos do Rio Mondego, sobre uma lona impermeabilizada. Através de um dispositivo de luz, os movimentos suaves da superfície líquida reflectem-se no espaço. 
Museu
Francisco Tropa
Curadoria Laboratório CAPC
Local Praça Cortes de Coimbra
Pensado em 2001, enquanto projecto de arte pública, o Museu será construído no âmbito da Anozero e instalado na Praça Cortes de Coimbra, tornando-se um equipamento cultural urbano. Gerido por um Director, um Curador e um Conservador, o Museu terá exposições com objectos sugeridos pelos cidadãos, em permanente repto à cidade.
Tirado do Sério
João Pedro Trindade
Curadoria Luísa Santos
Data 31 Out - 29 Nov | Ter-Dom 10h-17h
Local Mosteiro de Santa Clara-a-Velha
Pela sua nova contextualização – das ruas de hoje para o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, do Séc. XIII - Tirado do Sério coloca o foco na relação entre o trabalho e o lugar, num confronto entre as suas múltiplas histórias, reais e imaginadas.
Speakers’ garden
Quiosque do Jardim Botânico
O Quiosque assume-se como um Disseminário, um lugar de disseminação de ideias que acolherá actividades não pré-programadas relacionadas com a vinda de artistas e propostas externas ao Anozero. As actividades serão anunciadas informalmente em redes sociais.
BANG
Nuno Cera
Curadoria Luísa Santos
Data 31 Out - 29 Nov
Projecto do artista Nuno Cera para a revista online Contemporânea. Filmado na Aldeia de Pedralva, no Atelier Coruchéus, no Campo de Santa Clara em Lisboa e no Mosteiro de Santa Clara, em Coimbra, o vídeo BANG (2012) apresenta um jogo visual de tempo ao longo de um conjunto de explosões.

CONVERSAS
Encontro Sobre Coleccionismo — Arte e Mercado em Espanha e Portugal
Curadoria Mostra Espanha 2015 e Laboratório CAPC
Data 1 Nov | 16h-18h, 18h30-20h30
Local Biblioteca Joanina
De modo a reflectir sobre o mercado da arte contemporânea e ainda sobre as suas dinâmicas e os intérpretes que as protagonizam, a Mostra Espanha 2015 e o Anozero: Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra organizam o Encontro Sobre Colecionismo: arte e mercado em Espanha e Portugal, mesa-redonda em que se debaterá o circuito mercantil da arte contemporânea em geral e a formação de coleções em particular, e em que marcarão presença especialistas e colecionadores de ambos os países.
Ciclo de Conversas — O Estado da Arte
Curadoria Luís Quintais, Pedro Pousada, Maria Teresa Cruz
Data 7, 14, 21 Nov | 14h30 – 17h30
Local CAPC Círculo Sereia | Auditório
Ciclo de Conversas  o Estado da Arte é um espaço de discussão que pretende aferir sobre as diferentes sensibilidades e leituras que percorrem o logos e a práxis da Arte Contemporânea problematizando as dinâmicas relacionais, de conflito e também de cooperação, que se interpõe entre o campo artístico e o espaço vivencial da cidade.
- Sáb 07 Nov | 14h30 - 17h30 | O Estado da Arte - Arquivo e Alteridade
David Santos (curador)
Delfim Sardo (curador)
Luís Quintais (poeta, antropólogo)
Miguel von Hafe Perez (curador, crítico de arte)
Moderador: António Olaio (artista, director do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra)
- Sáb 14 Nov | 14h30 - 17h30 | O Estado da Arte - Arte e Cidade
Gabriela Vaz Pinheiro (artista, curadora)
Mário Caeiro (gestor e programador cultural, curador)
Nuno Crespo (crítico de arte, curador)
Carlos Vidal (crítico de arte)
Moderador: Pedro Pousada (artista)
- Sáb 21 Nov | 14h30 - 17h30 | O Estado da Arte - Arte, Contemporaneidade e Património
Inês Moreira (arquitecta, curadora)
Lúcia Gonçalves (engenheira, técnica superior da Direção Geral do Património Cultural no âmbito da engenharia cultural)
Sara Antónia Matos (curadora, directora do Atelier-Museu Júlio Pomar)
Raquel Henriques da Silva (curadora, investigadora e historiadora de Arte)
Moderador: Carlos Antunes (arquitecto, director do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra)
Conferência — "Fazer uma bienal: o exemplo da Bienal de S. Paulo"
Com Agnaldo Farias
Data e Local a anunciar no site anozero-bienaldecoimbra.pt
Agnaldo Farias é Professor Doutor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Crítico de Arte e Curador. Realizou curadorias, entre outras instituições, para o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Instituto Tomie Ohtake, Centro Cultural Banco do Brasil, Centro Cultural Dragão do Mar, de Fortaleza, Museu Oscar Niemeyer, de Curitiba, Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS -, e para a Fundação Bienal de São Paulo, onde foi Curador Geral da 29ª edição (2010), curador da Representação Brasileira da 25ª edição (1992) e Curador Adjunto da 23ª edição (1996). Foi ainda curador da 1ª Bienal de Johannesburgo (1995).
 
CINEMA
Ciclo de Cinema — A Palavra
Curadoria Carlos Antunes, Abílio Hernandez e Pedro Valentim
Data 4, 11, 18 e 25 Nov
Local Colégio da Graça
Inclui jantar conversa entre sessões, sujeito a reserva prévia.
Este ciclo pretende reflectir sobre a estreita relação do cinema com a palavra, ultrapassando o óbvio potencial narrativo que esta associação permite e culminando na exploração da dimensão plástica que a mesma tantas vezes propõe e concretiza.
- Qua 4 Nov | apresentação por Bruno Sena Martins
17h30 | História(s) do Cinema (Histoire(s) du Cinéma) 1ª Pt
[Jean-Luc Godard 1988-98] [2h27m]
21h30 | História(s) do Cinema (Histoire(s) du Cinéma) 2ª Pt
[Jean-Luc Godard 1988-98] [1h59m]
- Qua 11 Nov | apresentação por Fausto Cruchinho
18h30 | Palavra e Utopia
[Manoel de Oliveira 2000] [2h10m]
- Qua 18 Nov | apresentação por Abílio Hernandez Cardoso
18h30 | Hiroshima Meu Amor (Hiroshima Mon Amour)
[Alain Resnais 1959] [1h30m]
21h30 | O Crepúsculo dos Deuses (Sunset Boulevard)
[Billy Wilder 1950] [1h50m]
- Qua 25 Nov | apresentação por Sérgio Dias Branco
18h30 | A Palavra (Ordet)
[Carl Theodor Dreyer 1955] [2h06m]
21h30 | A Sombra do Caçador (The Night Of The Hunter)
[Charles Laughton 1955] [1h32m] 
Ciclo de Cinema — As Escolhas de Julião Sarmento
Data 12 e 13 Nov
Local Casa das Caldeiras
Julião Sarmento inaugura no CAPC, Círculo Sereia, a exposição “shadow pieces on Body frames” com curadoria de João Silvério. A exposição integra uma projeção, da versão em formato vídeo, do filme Sombra (1976), e em colaboração com o Teatro Académico de Gil Vicente será exibido um breve ciclo cinematográfico que resgata fragmentos do universo autorreferencial de Julião Sarmento.
- Qui 12 Nov
18h | Following
[Christopher Nolan 1998] [1h10m]
- 21h | A Forma das Coisas (The Shape Of Things)
[Neil LaBute 2003] [1h36m]
- Sex 13 Nov
18h | Perto Demais (Closer)
[Mike Nichols 2004] [1h44m]
21h | Sombras (Shadows)
[John Cassavetes 1959] [1h27m]
 
PERFORMANCES
The Hollow Inn – O Colégio das Artes no Anozero
Curadoria António Olaio
Data Sab 31 Out | 23h
Local Colégio das Artes
Festivamente, como as coisas que se reinventam, encontramos na simultaneidade da festa e do susto o título “The Hollow Inn”, manifestando a potencialidade que os lugares vazios, ocos, têm para se preencherem e onde tudo poderá ser possível. Mesmo na efemeridade de uma noite de performances, o rasto fica e nada voltará a ser o mesmo.
Performances | Albuquerque Mendes, Gustavo Sumpta, Susana Chiocca, Vera Mota
Concerto | Vítor Torpedo
Happening
Why Not Sneeze?, 2002 / 2015
Artista Ana Peréz-Quiroga
Data 31 Out7, 14, 21 e 28 Nov
Local Pátio das Escolas, Rua da Sofia, Rua Ferreira Borges, Rua Visconde da Luz
Why not sneeze? é uma acção sobre a - falsa - expectativa, o inesperado, sobre o que tomamos por adquirido, sobre a surpresa. É também sobre a acção destruidora do tempos sobre as coisas - não é a isto que associamos o cheiro a ranço?
Micro-Museus
Curadoria Ricardo Correia
Data 18, 21, 22, 23 Nov
Local Casa da Esquina, Museu Nacional de Machado de Castro, Sala da Cidade, Biblioteca Joanina
Partindo da ideia do espaço Museu e do imaginário de Coimbra como território mitificado do conhecimento, a Casa da Esquina e o Anozero: Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra convidaram vários criadores a desenvolver uma intervenção performativa que respondesse ao repto: O que gostarias de conservar num museu para os vindouros? Assim, as obras hão-de decorrer da leitura de cada criador à questão colocada e em confronto com cada espaço específico.
Conversa com os criadores
Data 18 Nov | 19h
Local Casa da Esquina
Performances
Datas 21, 22 e 23 Nov
Local Criptopórtico, Biblioteca Joanina e Sala da Cidade
Com os criadores:
Less Less Theatre - Sílvia Almeida e Laura Lamas;
Vânia Rovisco;
Amarelo Silvestre - Rafaela Santos e Fernando Giestas;
Ana Vilela da Costa;
Casa da Esquina - Ricardo Correia, Filipa Alves e Filipa Malva;
Grupo de tradução Baldio - Ana Bigotte Vieira, Ricardo Seiça Salgado, Fernanda Eugénio, Joana Braga, Ana Riscado, Nuno Leão, Miguel Castro Caldas e Sílvia Pinto Coelho.
 
Sáb 21 Nov | Dom 22 Nov
Baldio - Grupo de Tradução
10h e 15h | Biblioteca Joanina
 
Ana Vilela + Less Less Theatre/Casa da Esquina
11h e 16h | Criptopórtico - Museu Machado de Castro
 
Amarelo Silvestre + Vânia Rovisco
12h e 17h | Sala da Cidade
 
Seg 23 Nov
Baldio - Grupo de Tradução
10h | Biblioteca Joanina
 
Ana Vilela + Less Less Theatre /Casa da Esquina
11h | Criptopórtico - Museu Machado de Castro
 
Amarelo Silvestre + Vânia Rovisco
12h | Sala da Cidade
 
MÚSICA
Anozero — Programa de Música
Data 5, 7, 13 e 20 Nov
Local TAGV, TEUC, Casa das Caldeiras, Salão Brazil
Co-produção Círculo de Artes Plásticas de Coimbra e Jazz ao Centro Clube
O Anozero — Programa de Música desdobra-se em quatro momentos, nos quais se destacam, por um lado, um conjunto de artistas que se dividem entre o trabalho sonoro e plástico e, por outro, artistas que assentam a sua demanda em questões transversais ao nexo curatorial desta Bienal.
Tiago Sousa | Coclea | Bérangère Maximim | Slow is Possible
Curadoria Jazz ao Centro Clube e Rádio Universidade de Coimbra
Data Qui 5 Nov | 19h - 02h
Local TAGV | TEUC | Casa das Caldeiras
Marcus Schmickler, Rafael Toral e Gustavo Costa
Curadoria: Jazz ao Centro Clube e Rádio Universidade de Coimbra
Data: Sab 7 Nov | 22h
Local: Salão Brazil
Apoio: Goethe-Institut Portugal
[zerodb]
Curadoria: Pedro Tudela
Co-produção Círculo de Artes Plásticas de Coimbra e Jazz ao Centro Clube
Ricardo Jacinto | @c | Jonathan Uliel Saldanha
Curadoria: Pedro Tudela
Data: Sex 13 Nov | 22h
Local: Salão Brazil
Marçal dos Campos | Haarvöl | Susana Chiocca
Curadoria: Pedro Tudela
Data: Sex 20 Nov | 22h
Local: Salão Brazil
 
PROJECTO EDUCATIVO
PROGRAMA EDUCATIVO LINHAS - Anozero
Ciclo de conversas - O que pode a arte?
Este ciclo de conversas tem uma programação regular ao longo do ano. São convidados, sobretudo, os artistas para conversar com o público sobre o potencial da arte na relação com cada um.
Agora direcionamos a conversa em especial para temas estruturantes da bienal, tais como: a relação dialógica entre o presente, o passado e o presente e ainda a linguagem, a palavra e o seu potencial na idealização e ajuda à concretização de conceções do mundo variadas.
Dom 1 de Nov | 14h30 | O Tempo: Entre o Céu e a Terra
Local Museu Nacional de Machado de Castro
Com Pedro Costa e Rui Chafes, moderação Luísa Veloso
Numa conversa com Pedro Costa e Rui Chafes, moderada por Luísa Veloso, propõe-se refletir, a partir das obras destes artistas expostas no Criptopórtico, sobre o diálogo entre o efémero e o cristalizado, entre o espaço e o vazio, convidando a uma deambulação pelas obras e sua corporalidade.
Dom 15 de Nov | 15h | Por Dentro das Palavras
Local Casa da Escrita
Com Hélia Correia e António Pinto Ribeiro, moderação Álvaro Laborinho Lúcio e performance de Isabel Carvalho
Para uma reflexão sobre a linguagem e o potencial das palavras, partimos de dois textos: “Com respeito às palavras” de Hélia Correia e “A rebelião precisa de outra linguagem” de António Pinto Ribeiro. Nesta conversa participam os autores e contamos com Álvaro Laborinho Lúcio como moderador.
Sab 21 de Nov | 11h | Visita guiada performativa - Uma pequena História de Coimbra: Entre o presente, o passado e o presente
Local Museu Nacional de Machado de Castro
Com Ricardo Kalash com professores e alunos do clube de Património, da Escola Eugénio de Castro
Um grupo de alunos do clube de Património, da Escola Eugénio de Castro, com idades compreendidas entre os 11 e os 13 anos são os guias desta pequena viagem no tempo e no espaço, cruzando leituras entre as obras de arte contemporânea da Bienal e o património histórico onde são apresentadas.
 
Visitas Guiadas para escolas
Mediante marcação prévia.
 
Visitas Guiadas com artistas, curadores e arquitetos
Para mais informações sobre datas, horários e locais, por favor visite a página do Anozero.
 

Passatempos

Passatempo

"Nora Helmer" no Teatro Aberto

Em parceria com o TEATRO ABERTO oferecemos 10 convites duplos para a sessão de dia 9 de maio (sexta-feira), às 21h30. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Visitas
106,511,881