Encontros
38º PubhD de Lisboa Biotecnologia, e Decrescimento Económico
Acelerar a investigação em áreas como a das vacinas ou da terapia génica, e avaliar iniciativas que respeitam os limites ecológicos da Terra, serão os dois temas em conversa na sessão do 4º aniversário do PubhD de Lisboa.

9 Out 2019 | 19h30
Os oradores:
Inês Cosme (Decrescimento Económico) investiga o papel da sociedade civil, das empresas e do Estado na transformação do atual modelo de relações económicas e sociais. O seu objetivo é o de pensar a conversão de um sistema baseado na competição para um sustentado na cooperação e na solidariedade.
A sua investigação explora a ideia de decrescimento sustentável, uma visão crítica do crescimento económico como indicador de desenvolvimento de um país. Nesta investigação foi criada uma ferramenta de análise que avalia o contributo de iniciativas públicas e privadas para uma sociedade focada no bem-estar, na cooperação e no respeito pelos limites ecológicos do planeta.
Inês Cosme é investigadora no Center for Environmental and Sustainability Research (CENSE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. É formada em Engenharia do Ambiente, mas depois afastou-se da tecnologia para se apaixonar pelo papel do comportamento das sociedades na construção de um futuro sustentável.
Miguel Guerreiro (Biotecnologia) procura acelerar a investigação em áreas como a das vacinas ou da terapia génica. Para isso está a desenvolver sensores, de tipo biológico, que permitirão detetar e quantificar vírus de forma mais simples e rápida do que os métodos atuais.
O Miguel é investigador no Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (iBET). Vírus e cultura de células fazem parte do seu dia-a-dia, mas fora do laboratório gosta de jogos de tabuleiro, fotografia e do seu Sporting C.P.