Exposições
Arte feita de beatas de cigarro para ver no Politécnico de Setúbal
A artista plástica Ana Quintino apresenta a sua mais recente exposição, no átrio da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, a partir de milhares de beatas de cigarro recolhidas em Setúbal ao longo do ano de 2017.

14 Out a 31 Out 2019
Sob o título “Caminho Profundo – Cigarro que arde, Beata que polui”, a mostra vai estar patente até ao final do mês, reunindo peças de escultura e pintura que pretendem ser uma chamada de atenção para um gesto que nos habituámos a ver como inocente e corriqueiro, mas cujas consequências, sabemos agora, podem ser devastadoras para o planeta. Parte da matéria-prima utilizada provém da campanha #stbsempontas, promovido pela associação ambientalista Feel4planet, mais concretamente das 11 ações de recolha realizadas ao longo do ano de 2017.
Entre a “beleza” da arte e o “horror” dos danos causados a todos os seres vivos, incluindo o Homem, a exposição da artista setubalense recebe o apoio do IPS, no âmbito da sua política de sustentabilidade e do projeto IPSEco, que está em curso com um conjunto de intervenções para a promoção de boas práticas ambientais, junto da sua comunidade académica e, lá fora, da comunidade alargada da região de Setúbal.
Por esse trabalho o IPS e as suas cinco escolas vão receber, já no próximo dia 18, sexta-feira, em Guimarães, a Bandeira Verde Eco-Escolas, distinção atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), entidade que gere em Portugal esta rede internacional de educação para o desenvolvimento sustentável.