"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

"Doce Pássaro da Juventude" abre novo ano no TNSJ

Artistas Unidos e Tennessee Williams estão de regresso ao Teatro Nacional São João, após a temporada de sucesso de "Gata em Telhado de Zinco Quente".

©Jorge Gonçalves ©Jorge Gonçalves ©Jorge Gonçalves

14 Jan a 31 Jan 2016

Teatro Nacional São João
Praça da Batalha, 4000-102 Porto

Doce Pássaro da Juventude, dos Artistas Unidos, conta com Rúben Gomes e Maria João Luís nos papéis principais

Chance Wayne é o ator oportunista que regressa à cidade de onde partira à procura de êxito apenas cheio de ilusões e sem glória. Alexandra del Lago é a atriz decadente com medo do fim e que acompanha Wayne numa tentativa de retorno ao mundo do cinema. Juntos, são duas personagens iludidas, manipuladoras e fracas que protagonizam Doce Pássaro da Juventude, peça que abre a programação do primeiro trimestre do Teatro Nacional São João, no dia 14 de janeiro.

Depois do sucesso de Gata em Telhado de Zinco Quente, que esteve em cena no TNSJ em fevereiro de 2015, Jorge Silva Melo regressa aos textos de Tennessee Williams para falar desta ideia da luta contra a passagem do tempo e da velhice. Em Doce Pássaro da Juventude, os protagonistas – interpretados por Rúben Gomes e por Maria João Luís que arrecadou o título de melhor atriz de 2015 segundo a revista Time Out por este papel – procuram voltar a um passado que imaginaram feliz enquanto decorre uma manobra política.

O encenador Jorge Silva Melo resume a peça como um resgate ao passado em que “ele nunca viveu o que queria; ela perdeu a glória da sua juventude”. Aliás, é num momento de monólogo bruto e dilacerado que uma das personagens se dirige ao público e diz: “Não vos peço piedade, só vos peço compreensão… Não, nem isso. Apenas que me reconheçam a mim dentro de vós, e reconheçam o inimigo que temos: o tempo, o tempo que passa em todos nós”.

Doce Pássaro da Juventude conta com um elenco de luxo com duas dezenas de atores, onde ainda se incluem Catarina Wallenstein, Nuno Pardal, Isabel Muñoz Cardoso ou João Delgado. A peça, legendada em inglês, é uma coprodução Artistas Unidos, São Luiz Teatro Municipal e TNSJ, e está em cena até dia 30 janeiro: à quarta-feira, às 19h00, de quinta-feira a sábado, às 21h00, e no domingo, às 16h00. O preço dos bilhetes varia entre os 7,50 euros e os 16 euros.

 

Oficina criativa para os mais pequenos refletirem sobre a velhice

Nos dias 17 e 31 de janeiro, o TNSJ organiza duas Oficinas Criativas para os mais novos. Enquanto os pais assistem a Doce Pássaro da Juventude, as crianças dos seis aos 12 anos vão explorar a criatividade, expressividade e a improvisação fazendo uma aproximação ao espetáculo em cena. A iniciativa, orientada por Maria de La Salette Moreira, decorre entre as 15h30 e as 17h30, sendo que a inscrição é de cinco euros por criança e 2,5 euros pela participação de uma segunda criança.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
107,441,346