"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Museu do Traje apresenta exposição do fotógrafo Luís Godinho

"Blood Red Luxury", resulta da reportagem fotográfica realizada pelo autor nas Minas de Thatha, no norte de Moçambique, em 2018.

21 Dez a 1 Mar 2020

Museu Nacional do Traje
Largo Júlio de Castilho Lumiar - 1600-483 Lisboa


As fotografias retratam a vivência da comunidade de Mahera na exploração das minas de pedras semipreciosas de Ganet (Granada) e as condições de trabalho desumanas de homens, mulheres, adolescentes e crianças.

“A Mina de Thatha localiza-se no distrito de Ancuabe, província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, na comunidade de Mahera. (…) Segundo a população local, tudo começou em Agosto de 2013, quando um grupo de tanzanianos que andava nas matas à procura de rubis, encontrou as pedras semipreciosas de Ganet (Granada), espalhadas pelas machambas pelo efeito das escavações de animais em busca de abrigo”, afirma Luís Godinho.

“Homens, mulheres, adolescentes e crianças tentam a sorte cavando covas gigantes e garimpando em busca das benditas pedras de Granada. Munidos somente de pá e picareta, escavam desenfreadamente centenas de quilómetros de terra, a profundidades de mais de 15 metros. Algumas covas têm galerias subterrâneas onde já morreram trabalhadores devido ao desabamento dos túneis”, descreve o fotógrafo.

“ Os terrenos são do Governo, mas a exploração é ilegal e sem condições mínimas de trabalho, tanto ao nível da higiene como da segurança. (…) Enquanto, numa parte do planeta, as pessoas exibem, orgulhosas, anéis e colares com pedras preciosas; noutra, seres humanos em condições degradantes escavam nas profundezas para as encontrar”, acrescenta o fotógrafo.

Luís Godinho, nascido em Angra do Heroísmo em 1983 e licenciado em Engenharia e Gestão Ambiental pela Universidade dos Açores, possui já um vasto currículo como fotógrafo, principalmente dedicado à fotografia urbana e documental. É fotógrafo profissional desde 2017.

O seu trabalho é reconhecido internacionalmente pelos editores de relevantes websites e revistas da especialidade, nomeadamente a National Geographic, Leica Fotografie International, Lens Culture, 500 px e 1x. Vive atualmente em Portugal, no Arquipélago dos Açores.

Trabalha como fotógrafo freelancer por todo o mundo.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,192,750