"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

Conferência “Aprender a falar com as plantas”, de Marta Orriols

Dias 10 e 17 de Fevereiro, às 18h30, na Sala de Âmbito Cultural de Lisboa (Piso 6). Apresentação por José Couto Nogueira.

10 Dez a 17 Fev 2020

El Corte Inglés de Lisboa
Av. António Augusto de Aguiar, 31 - Piso 6 . 1069-413
Preço
Entrada livre

Dentro da variedade de oferta que o Âmbito Cultural do El Corte Inglés oferece aos seus clientes, vimos anunciar-lhe uma iniciativa que interessa especialmente a quem gosta de literatura. Trata-se do lançamento do romance Aprender a fala com as plantas, da autora catalã Marta Orriols. O que este lançamento tem de original é a nova forma que o Âmbito Cultural concebeu para que conheça o livro e a autora. Assim, o lançamento será feito em duas sessões separadas. Na primeira, no dia 10 de Fevereiro, o professor José Couto Nogueira, que em 15 anos orientou 28 cursos de Escrita Criativa na nossa sala, irá falar sobre o livro. Muitos dos presentes certamente tendo sido seus alunos, e têm aqui uma ocasião de o rever e de trocar impressões com ele. Apresentará Aprender a falar com as plantas no seu habitual estilo espontâneo e inconformista, permitindo um diálogo com a audiência. No segundo dia, 17 de Fevereiro, também às 18h30, José Couto Nogueira debate o livro com a autora, especialmente vinda a Portugal para este evento. Será uma oportunidade de ouvir um autor defender a sua história, e outro autor perguntar-lhe sobre a sua inspiração e método de trabalho. Aqui está uma iniciativa que decerto despertará o seu interesse e curiosidade. Como Fevereiro é daqui a dois meses; tome nota na sua agenda para não se esquecer!

Sobre o livro

Aprender a falar com as plantas conta a história de Paula, uma médica neonatologista, que chega à fasquia dos quarenta anos sem filhos e com uma relação que está a rebentar pelas costuras. É, porém, quando vê o companheiro lidar com uma criança que lhe pede ajuda para chegar a uma prateleira no supermercado que reavalia o seu desejo de constituir família e combina um almoço com ele num sítio bonito para lho dizer. Nesse almoço, as coisas não correm, no entanto, como esperava, pois ele diz-lhe que já tem outra pessoa há algum tempo e quer separar-se. A raiva não tem, mesmo assim, tempo sequer para se instalar: duas horas depois deste almoço frustrante, Paula recebe um telefonema a anunciar a morte do seu companheiro na sequência de um atropelamento. Mas como fazer o luto quando não há tantas razões para estar zangada e virada do avesso? Como viver com um segredo que mais ninguém conhece senão ela e a sua rival? Será Paula capaz de estar com mais algum homem a partir de então, sem lhe parecer que tudo o que está a fazer é apenas vingar-se? E como suportar estar sempre a ver as plantas que era o companheiro que regava? Não seria melhor deixá-las morrer?

Biografia

Mara Orriols (Sabadell, 1975) é uma escritora catalã, estabelecida em Barcelona. Licenciada em História da Arte, estudou guionismo cinematográfico na escola de cinema Bande à Parte e escrita criativa na Escola de Escrita Ateneu Barcelonès. Colabora com vários media de Cultural, como Catorze.cat e Núvol. Em 2016, publicou o seu primeiro romance, Anatomia de Les Distàncies Curtes (Anatomia das Distâncias Curtas), um romance protagonizado por Jenn Díaz.

José Couto Nogueira, escritor, jornalista, tradutor e autor/apresentador televisivo, publicou três guias de viagens, três romances: Táxi, Vista da Praia e Pesquisa Sentimental, um livro de contos A procura da felicidade e uma colectânea de crónicas, A namorada infiel. Traduziu livros de ficção e não-ficção, e tem mais de trinta anos de experiência como editor, chefe de redacção, redactor, repórter e colunista.
Escreveu e apresentou um programa de televisão de informação e criou um dos primeiros sites profissionais portugueses na Internet. É professor do curso de Escrita Criativa desde a sua primeira edição.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,203,188