"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Literatura

Maratona de leitura dedicada à Poesia Romena Contemporânea

Por ocasião do Dia da Cultura Romena, a Embaixada da Roménia na República Portuguesa e o Instituto Cultural Romeno em Lisboa organizam a já tradicional maratona de leitura.

15 Jan   |  18h00

Instituto Cultural Romeno
Rua do Barão n.º 10, 1100-072 Lisboa
Lisboa
Preço
Entrada livre

O evento deste ano é dedicado à poesia romena contemporânea e terá lugar na quarta-feira, dia 15 de janeiro de 2020, entre as 18h00 e as 21h00, na Galeria do Instituto Cultural Romeno (Rua do Barão nº 10, Lisboa). As sessões de leitura e o diálogo com o público serão moderados pelo tradutor Corneliu Popa e pelo editor e escritor português Manuel Fonseca.

A maratona de leitura terá como ponto de partida a mais importante aparição editorial de popularização da literatura romena no espáço lusitano dos últimos anos, o volume Antologia de Poesia Romena Contemporânea (edição bilingue, português e romeno), com tradução e notas de Corneliu Popa, editado em 2019 pela Editora Guerra & Paz, com o apoio do Instituto Cultural Romeno, através do programa TPS (Translation and Publication Support Programme). A seleção dos poemas da antologia esteve a cargo do Museu da Literatura Romena e conta com os seguintes autores: Ileana Malancioiu, Angela Marinescu, Ion Pop, Ana Blandiana, Horia Badescu, Adrian Popescu, Dinu Flamând, Ion Mircea, Grete Tartler, Liliana Ursu, Liviu Ioan Stoiciu, Aurel Pantea, Eugen Suciu, Ioan Moldovan, Gellu Dorian, Florin Iaru, Gabriel Chifu, Octavian Soviany, Ion Muresan, Magda Cârneci, Matei Visniec, Mircea Cartarescu, Ioan Es. Pop, Lucian Vasilescu, Rodica Draghicescu, Robert Serban, Teodor Duna.

O volume Antologia de Poesia Romena Contemporânea já se encontra à venda nas mais importantes livrarias portuguesas sendo descrito como uma edição que celebra os últimos 50 anos de poesia romena, na sua diversidade, com a representação de 27 dos mais valiosos poetas romenos contemporâneos. Os leitores portugueses têm assim a oportunidade de se familiarizarem com o universo da poesia contemporânea romena através de uma viagem na literatura e no tempo.

O evento é de livre acesso, sendo como sempre convidados a participar na maratona de leitura escritores portugueses, tradutores, membros do corpo diplomático, representantes da administração local, membros da diáspora romena, universitários, estudantes e alunos. Cada leitor poderá reservar no calendário do evento um intervalo de leitura (cerca de 5 minutos), em português ou diretamente em romeno. O Instituto Cultural Romeno irá colocar à disposição do público presente volumes da Antologia para as respetivas leituras.

O evento será acompanhado pelo jovem artista de origem romena, Titus Isfan, que irá interpretar fragmentos musicais de guitarra clássica em consonância com as leituras de texto.

A maratona de leitura foi organizada pela primeira vez em 2017, sob o signo do Dia da Cultura Romena e dedicada ao poeta nacional romeno Mihai Eminescu. Seguiu-se a edição de 2018, organizada no âmbito da "Semana Cultural Romena", na Universidade de Lisboa, que evocou a envergadura universal do o ilustre filólogo Victor Buescu. Em 2019, a terceira edição homenageou o escultor romeno Constantin Brancusi.
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
55,361,565
>