"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

António Jorge Gonçalves e LBC Soldjah levam os adolescentes numa viagem pela história do graffiti

No final do mês de janeiro, o Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) recebe António Jorge Gonçalves e LBC Soldjah para um espetáculo e uma exposição programados pelo serviço de Educação e Mediação Cultural (EMC) d’A Oficina. 

23 Jan a 1 Fev 2020

Centro Internacional das Artes José de Guimarães
Av. Conde Margaride, 175 4810-535 Guimarães

Nos dias 23 e 24 de janeiro, o espetáculo Válvula  – para público adolescente – parte da história do graffiti para nos levar numa viagem com diversas perguntas: Porque desenhamos nas paredes desde há milhares de anos? São esses traços transgressão ou arte, comunicação ou ocupação? Entre 23 de janeiro e 1 de fevereiro, a exposição Válvula - Eu estive aqui!, organizada e desenhada por António Jorge Gonçalves, mostra-nos uma história do  graffiti de A a Z. 

No espetáculo Válvula, apresentado na Black Box do CIAJG a 23 e 24 de janeiro, às 10h30 e às 15h00, o desenhador António Jorge Gonçalves convida o rapper Flávio Almada (aka LBC Soldjah) para, juntos, arriscarem respostas sobre a história do graffiti. Nesta performance – meio palestra, meio concerto de hip-hop – o desenho digital, a música e as palavras guiam-nos pelos riscos que caçadores recoletores fizeram nas rochas há 30.000 anos, pelas anotações desenhadas dos romanos nas paredes das casas em Pompeia, e pelos murais mexicanos de há 100 anos atrás. Tudo para podermos compreender as pinturas a lata de spray que enchem em sobressalto os muros das nossas cidades. Esta performance – criada e interpretada por António Jorge Gonçalves (palavras e desenho digital) e por LBC Soldjah (palavras e música), com direção e produção musical de RAS M e participação do DJ ERRY G – dirige-se a um público com mais de 12 anos de idade e é aberta a escolas e instituições. Os bilhetes têm o custo de 2 euros e as marcações podem ser realizadas por telf. 253 424 700 ou através do e-mail mediacaocultural@aoficina.pt

A exposição Válvula - Eu estive aqui! (Uma história do graffiti de A a Z), organizada e desenhada por António Jorge Gonçalves, pode ser explorada por público de todas as idades entre 23 de janeiro e 1 de fevereiro no CIAJG, com entrada livre. Esta mostra – um glossário apresentado num conjunto de 20 caixas-dioramas – dá a ver as relações entre o graffiti contemporâneo e aquilo que os humanos foram riscando em diferentes épocas e geografias: das gravuras pré-históricas às assinaturas dos writers, dos escritos de casa de banho aos murais revolucionários, das runas viking nas catedrais medievais aos alfabetos indecifráveis nas paredes das nossas cidades, do hip-hop aos comentários nas paredes das casas romanas, descobre-se um mundo ritual de comunicação, rebeldia e beleza. 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,926,906