"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

ONE, O Mar como nunca o sentiu

Exposição imersiva da artista e bióloga Maya Almeida apresentada pelo Oceanário de Lisboa. Um espetáculo de imagem e som sobre a biodiversidade dos oceanos inteiramente filmado em Portugal.

12 Jan a 29 Fev 2020

Oceanário de Lisboa
Esplanada Dom Carlos I s/nº, 1990-005 Lisboa


O mar sentido através de uma experiência imersiva. Com imagens, filmadas exclusivamente em Portugal, “ONE” transmite uma mensagem profunda sobre a ligação do Homem ao mar. Esta obra invoca a grandiosidade do oceano, inspirando orgulho e respeito pelo mar e criando um sentimento, transversal a todas as gerações, de responsabilidade pela sua preservação.

Uma instalação de arte que enaltece a poesia da relação humana com os seres marinhos, com imagens reais mas também trabalhadas em sobreposição, criando um ambiente mágico, único e arrebatador.

As imagens são da autoria da artista portuguesa Maya. Cineasta e fotógrafa, especializou-se em fotografia subaquática em movimento. Tem-se dedicado, ao longo das últimas duas décadas, ao elemento humano integrado no elemento água e o seu trabalho está presente em diversas coleções públicas e privadas. Expõe pela primeira vez em Portugal.

“No Oceano somos Um”

No átrio do Oceanário de Lisboa surge uma experiência única e inovadora.

“Sempre diferente”, o Oceanário de Lisboa surpreende quem o visita ao apresentar uma instalação artística que proporciona uma experiência imersiva e emocional.

A beleza dos seres que habitam o oceano de Portugal pode agora ser sentida por todos de uma forma diferente e inesperada.

Ao entrar na instalação “ONE, o mar como nunca o sentiu”, o visitante pode viver um momento de introspeção e de harmonia, criando uma relação intima e pessoal com o oceano. Após esta experiência, o visitante irá viver o aquário com outra consciência e sensibilidade.

A criação exclusiva da obra “ONE” responde ao desafio proposto pelo Oceanário à artista Maya - inspirar o respeito pelo oceano e pela responsabilidade que cada um tem na sua conservação, proporcionar uma experiência emocional através da combinação entre arte e tecnologia e partilhar a imensa e única biodiversidade do mar de Portugal que, para a grande maioria das pessoas, é desconhecida.



VISÃO DA ARTISTA

É uma viagem introspetiva.

Presta homenagem ao oceano e a todos os indivíduos corajosos que vivem num estado de verdade. Todos aqueles que, tal como o oceano, vivem em equilíbrio com a sua verdadeira natureza e, por esse motivo, estão em harmonia com o mar. Veem aquilo que nos une em vez do que nos separa. Rendem-se aos mistérios da vida. Eles são “ONE” só com o oceano e consigo próprios.

Nesta peça, o mar representa um estado humano primordial, uma condição fluida “original” a partir da qual outros elementos surgem, permanecendo potencialmente abertos, por manifestar e por determinar. Tem o poder de dissolver, purificar e regenerar, ao transformar cada fim num novo começo. Contém todas as possibilidades.

Esta peça pretende suscitar emoções e estados de espírito no visitante através de um simbolismo poderoso no reino da experiência imaginativa, que torna difusos os limites entre o  real e o irreal.

Estamos ligados ao oceano de forma física, cognitiva e emocional porque somos manifestações da própria vida e essa sabedoria vive dentro de nós.

Numa nação oceânica como Portugal, com a sua geografia única, esta ligação tem raízes ainda mais profundas. A magnitude da sua presença apenas é equiparável à imprevisibilidade da sua natureza. É uma verdadeira marca da identidade nacional.

Ao decidir qual seria a melhor forma de representar o “Mar de Portugal” tentei não me limitar a objetificar esta ligação e, em vez disso, transmitir uma mensagem mais vasta com um potencial de transformação. Uma mensagem sobre a importância da preservação deste recurso vital, mas, acima de tudo, sobre aquilo que tem de mudar dentro de nós mesmos para que essa meta se torne uma realidade. Uma versão idealizada do tipo de pessoas que poderíamos ser.

Maya | 2019

 

 

MAKING-OF

"ONE" é a viagem de um herói, e esse herói é o oceano.

- Todas as imagens foram realizadas em território marítimo português, entre Portugal Continental (Algarve, Costa Alentejana, Cascais, Sintra, Nazaré e Aveiro) e Açores;

- Dois anos para execução da obra, incluindo oito meses de filmagens;

- 11 equipas de filmagens diferentes (incluindo equipas de drones);

- 42 participantes, desde pescadores, artistas plásticos, surfistas e profissionais de mergulho livre;

- Imagens subaquáticas realizadas maioritariamente em apneia, exceto nos mergulhos com tubarões e mantas;

- 6 embarcações (1 catamarã, 1 barco de pesca, 2 semirrígidos, 1 caiaque e 1 submarino);

- Projeto exclusivo para o Oceanário de Lisboa. Arquitetura, iluminação, design de som, tecnologia e ecrãs produzidos à medida;

- Pós-produção com recurso a Inteligência Artificial com o objetivo de se desacelerar movimentos que de outra forma seria impossível.

 


 

A ARTISTA

Maya de Almeida Araújo é cineasta, fotógrafa e artista contemporânea, especializada em fotografia subaquática em movimento. Licenciada em Biologia pela Imperial College, tem mestrado em fotografia e duas décadas de experiência a captar movimento em ambientes aquáticos. As suas imagens são o resultado de um verdadeiro sentimento de admiração pela energia do mundo natural, onde as possibilidades criativas são ilimitadas.

A fotografia subaquática de que é autora tem sido descrita como íntima, etérea e mística. Trabalha em ambiente natural  e em piscinas construídas à medida, equipadas com luzes de estúdio de alta potência.

Maya de Almeida Araújo foi pioneira na utilização de técnicas de iluminação estroboscópica subaquática para capturar imagens de dançarinos em diferentes estágios de movimento, bem visível no seu projeto “Underwater Dance Series”.

Atualmente, lidera um projeto global que envolve o uso de iluminação pioneira e videografia de alta velocidade, em mar aberto. O projeto tem como objetivo inspirar todas as gerações a preservar o oceano.

Maya tem colaborado com diferentes clientes, como a Y&R Branding, CHI & Partners, Saatchi Art, The Crowwood Press, Balbir Singh Dance Company, AD Dance Company, Dance UK, D&B Performing Arts, OneDrop Foundation,The English National Ballet, Body of People Dance Company, The Nureyev Medical Foundation e Oceanario de Lisboa. Colaborou também com personalidades como Jeremy Irons e Guy Laliberte.

O seu trabalho encontra-se exposto em diversas coleções públicas e privadas, tendo sido reconhecido em várias competições internacionais, com destaque para o prémio de prata e platina atribuído pelo Graphis Photography Annual.

 

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,176,897