"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Gabriel Garcia expõe "Quem atira a primeira pedra"

O artista apresenta um diálogo entre a pintura e a instalação onde aborda conceptualmente temas e mensagens patentes na sociedade dos dias de hoje.

10 Jan a3 Fev

Espaço Exibicionista Galeria
Rua Dona Estefânia, 157-C, 1000-154 Lisboa
Lisboa
Preço
Entrada livre

Gabriel Garcia (n.1977- Ilha do Pico, Açores) licenciou-se em Pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Para lá da sua formação académica, frequentou ainda vários cursos e pós-graduações: em Fotografia (ARCO), Ilustração Científica (UAL), Vídeo e Gravura CPS (Centro Português de Serigrafia). Ao longo do seu percurso artístico, Gabriel vem demonstrando uma constante busca e desenvolvimento criativo na sua pintura, desenho e instalação. Um processo que, por definição, o próprio considera longo, de inquirição, de encontros e desencontros.

"Sociedades ditas democráticas, um mundo dito civilizado que perfila-se em estado permanente de paz com os seus pares, mas que de vez em quando é abalado nas suas colunas por guerras de David e Golias. Será que o mundo neste momento procura uma nova ordem perante os novos poderes? Que sociedade temos? Será que estamos a viver uma nova versão da obra de George Orwell “1984”, onde a semântica é distorcida para criar um estado de torpor e confusão, onde a guerra é paz, liberdade é escravidão e ignorância é força? Que sociedade procuramos, que vivências, que cultura, que espaço, que cidade ou aldeia?

Perguntas que devemos fazer todos os dias, consciente ou inconscientemente. A simples forma de lidarmos com o outro… tentarmos ser sempre dominadores está patente nos nossos relacionamentos…

Numa reunião empresarial, numa conversa, numa discussão, quem não está disposto a “arremessar uma pedra”? Basta abrirmos um canal de notícias para vermos ou ouvirmos as linhas vermelhas que podemos estar prestes a transpor, uma permanente tensão e equilíbrio de poderes dominadores." - Gabriel Garcia
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
51,045,420
>