"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Formação

Workshop de Encadernação Chinesa – Flor de Lótus

Recorrendo a diferentes instrumentos e materiais, neste workshop cada participante construirá passo a passo um livro na técnica da encadernação chinesa, que integrará a flor de lótus na costura.

15 Fev 2020

Museu do Oriente
Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte), 1350-352 Lisboa

Com Nic e Inês

Horário | 14.30 às 17.30
Preço €35 | Participantes mín.7, máx. 15

Tendo originado na China, o que hoje conhecemos como Encadernação Japonesa adquiriu esse nome no ocidente por ser uma forma muito bem conservada e usada no Japão, levada para lá durante a dinastia Tang. As diferenças são subtis.

Na encadernação japonesa a medida entre furos é igual, enquanto que na chinesa pode haver variações dessa medida. Neste workshop cada participante fará um livro em Encadernação Chinesa em que a Flor de Lótus fará parte da própria costura.

Inicialmente serão expostas algumas técnicas relevantes, bem como teoria de apoio, história e exemplos de livros.

No final cada participante terá um livro totalmente encadernado por si, através da manipulação de diferentes instrumentos e técnicas.

PROGRAMA
  • Adquirir linguagem específica
  • Sensibilizar os participantes para o universo dos livros feitos à mão
  • Aumentar o conhecimento da encadernação
  • Experimentar técnicas e ferramentas específicas
  • Desenvolver a imaginação, criatividade, sensibilidade estética, e projeto individual
Nic Inês são Nicholas Carvalho (A?frica do Sul) e Inês Almeida (E?vora). Conheceram-se na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, onde tornaram professores. Dedicam-se a criar e expor os seus próprios Livros de Artista experimentais, ministrando workshops nesta área. Promovem regularmente conversas, actuac?ões e workshops com artistas e autores proeminentes nas a?reas da música, da literatura, e da ilustrac?ão, num evento chamado Parlapiê. Mais recentemente publicaram livros infantis ilustrados em Portugal, no Brasil e na Índia. Em 2016 deram a volta ao mundo, numa viagem que os levou a 3 continentes em busca de inspiração. Fizeram apresentações, e workshops nos EUA, Coreia do Sul, Vietname, Taiwan e Austrália.
Entidade promotora
Fundação Oriente +
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,115,522