"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

"ANIMAR" está de volta, com filmes, exposições, oficinas e muita animação para toda a família!

A Solar – Galeria de Arte Cinemática, acolhe a exposição da 15ª edição da ANIMAR, projeto de programação cultural de forte pendor educacional, com o objetivo de despertar o interesse do público de todas as faixas etárias para o mundo cinemático.

15 Fev a6 Jun

Solar - Galeria de Arte Cinemática
Rua do Lidador, 4480-791 Vila do Conde

A exposição, a decorrer de 15 de fevereiro a 6 de junho, terá um foco especial na obra “O Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” de Regina Pessoa, recentemente galardoada nos “óscares” de animação, os Annie Awards, e na comemoração dos 20 anos da carreira da cineasta.

A inauguração da exposição ANIMAR 15 irá decorrer no dia 15 de fevereiro, às 15h, e contará com a presença da realizadora Regina Pessoa, o seu produtor Abi Feijó, e também com Alexandre Siqueira, autor de “Purpleboy”, filme de animação que será outro dos motivos de interesse da exposição.

Um dos objetivos deste trabalho colaborativo entre a equipa da Solar, a realizadora e o seu produtor, Abi Feijó, será a apresentação de instalações artísticas e de uma mostra organizada dos mais diversos materiais que documentam o processo criativo e de produção do filme: registos textuais e gráficos de desenvolvimento da ideia inicial, vários ‘storyboards’, dossiês, animatic, imagens referência que inspiraram Regina Pessoa e objetos que pertenciam ao tio Tomás.

Para além do último filme de Regina Pessoa e de aspetos relevantes da sua obra, um segundo filme também de animação, “Purpleboy” de Alexandre Bohrer Siqueira, será outro dos motivos de interesse desta exposição, uma vez que será mostrado muito do trabalho preparatório, em três fases distintas, desde o desenvolvimento de personagens, aspetos plásticos, cenários, etc., até ao ‘storyboard’ final. Inspirada no filme, premiado em 2019 no Curtas Vila do Conde Festival Internacional de Cinema, será criada uma horta no terraço da Solar, em forma de avião, seguindo um modelo retirado de um dos seus planos.

O programa da 15ª edição da Animar será marcado no dia 29 de fevereiro, por uma sessão de cinema programada pelo Teatro Municipal Vila do Conde, com a longa metragem de animação “Armados em Espiões”, dos realizadores Nick Bruno e Troy Quane.

Desde 2005, entre os projetos educativos relacionados com o cinema, a Animar tem vindo a afirmar-se como um dos mais consistentes e importantes da região Norte de Portugal. A inaugurar no dia 15 de fevereiro, a exposição ANIMAR 15 propõe assim um cruzamento entre os universos do real e do imaginado, com uma programação que passa por exposições, visitas-oficina, sessões de cinema no Teatro Municipal e nas Escolas, oficinas de stop-motion, pixilação e brinquedos óticos, para além de workshops, com ênfase no cinema de animação, mas também no documentário.

Neste âmbito, paralelamente à exposição na Solar — Galeria de Arte Cinemática, que poderá ser visitada de segunda a sábado, entre as 14:00h e as 18:00h, a Animar apresenta, até junho, uma programação complementar que poderá ser consultada no website e redes sociais.

A 15ª edição da Animar conta com vários apoios, destacando-se os da Direção Geral das Artes e da Câmara Municipal de Vila do Conde. É uma iniciativa da equipa da Curtas Metragens CRL que organiza o Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Orquestra de Jazz de Espinho e Seamus Blake [Jazz]

Em parceria com o Auditório de Espinho, temos o prazer de oferecer convites para o concerto que terá lugar na próxima sexta-feira, 21 de fevereiro, às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "ESPECIAIS"

Em parceria com a NOS Audiovisuais, temos o prazer de oferecer convites duplos para as antestreias que se realizam no Porto e em Lisboa, dia 26 de fevereiro.  Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!  

Visitas
47,705,436
>