"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

"O que importa e o que não importa em educação" com Nuno Crato

Dia 24 de fevereiro a SEDES dará continuidade ao Ciclo de Debates, ao fim de tarde na SEDES com quem sabe, desta vez será uma conversa com Nuno Crato* sobre “O que importa e o que não importa em educação”.

24 Fev   |  18h00

Sedes - Associação para o Desenvolvimento Económico e Social
Rua Duque de Palmela, nº 2 – 4º Dto 1250-098
Preço
Entrada livre

A sessão contará com a participação dos Membros do Conselho Coordenador: Alexandre Patrício Gouveia, Álvaro Beleza, Carlos Alves, Gustavo Guimarães, João Luís Duque, José de Azevedo Pereira, José Ribeiro e Castro, Maria João Louro e Rui Paiva.

Nuno Crato é professor catedrático de matemática e estatística na Universidade de Lisboa. Ensinou em Lisboa, Açores e Estados Unidos.

Dirige atualmente a Iniciativa Educação, um programa Teresa e Alexandre Soares dos Santos dirigido à Educação Básica e Secundária.

Entre 2011 e 2015 foi Ministro da Educação e Ciência em Portugal. Marcou o seu mandato com o alargamento da escolaridade obrigatória de 9 para 12 anos, maior exigência curricular e o alargamento da avaliação de alunos. Introduziu o Inglês obrigatório e vias vocacionais. Durante esse período, o abandono escolar reduziu-se de c. 25% para 13,7%, as retenções diminuíram e Portugal obteve os melhores resultados de sempre nas comparações internacionais: acima da média da OCDE em ciências, literária e matemática no PISA e acima da Finlândia em Matemática no 4.º ano no TIMSS.

Prolífico divulgador científico e interventor em educação, alguns dos seus livros estão publicados em várias línguas e países, incluindo o Reino Unido, a Itália e o Brasil. Pelos seus trabalhos, recebeu prémios da Sociedade Europeia de Matemática e da Comissão Europeia. Foi agraciado como Comendador e Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

Deverá confirmar a sua presença para conferencias@sedes.pt até dia 21 de fevereiro.
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
49,098,822
>