"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Cinema e Vídeo

"Espírito de Contradição" do cineasta brasileiro Fernando Severo

O espaço cultural A CooperativA promove uma exibição especial do documentário “Espírito de Contradição”, realizado pelo cineasta brasileiro Fernando Severo. Após a exibição, o realizador estará disponível para conversar com o público.

1 Mar 2020  |  18h30

A Cooperativa
Rua da Emenda, 72, 1200-170
Preço
Entrada livre

O filme tem duração de 70 minutos e aborda a vida e obra do filósofo e matemático Newton da Costa, que se tornou famoso internacionalmente quando criou uma lógica que admite contradições: a Lógica Paraconsistente. As teorias deste pensador brasileiro se tornaram referência em universidades do mundo inteiro e encontram aplicação em vários campos da ciência, sendo objeto de estudos e seminários em diversos países. Ele formulou também o conceito da Quase-Verdade, que permite a convivência de teorias científicas logicamente incompatíveis. Seu prestígio internacional pode ser medido pelas palavras dedicadas a ele por importantes órgãos da imprensa brasileira:
“O mais proeminente filósofo brasileiro nos círculos acadêmicos internacionais” (Folha de S. Paulo)

“Ele é o pensador brasileiro mais respeitado mundialmente, reconhecido pelo desenvolvimento da Lógica Paraconsistente, hoje utilizada em diversos sistemas computadorizados" (O Estado de São Paulo)

“Trata-se de um nome brasileiro de reputação internacional, um gênio que inspira teorias e projetos em sua área, além de ser um defensor ferrenho da educação e da pesquisa” (Época)

A realização do filme comemora os 90 anos de Newton da Costa, completados em setembro de 2019.
A CooperativA é um espaço de promoção e difusão de iniciativas, projectos e produtos dos domínios da cultura, da educação, do turismo sustentável, das economias locais, da cooperação para o desenvolvimento e da cidadania intercultural. É gerido pela CRL-COOP (Cooperativistas Reunidos em Liberdade).
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,203,630