"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Cinema e Vídeo

28ª edição do Curtas Vila do Conde

Está fechada a programação para a 28ª edição do Curtas de Vila do Conde. No total serão 261 os filmes que marcarão as várias secções do festival que, este ano, levará a sua Competição Nacional às salas de Vila do Conde, Lisboa, Porto e Faro. 
 

3 Out a 11 Out 2020

Vila do Conde


Um novo Curtas com mais salas e programação especial online arranca este sábado em Vila do Conde

Arranca este sábado, dia 3 de outubro, a 28ª edição do Curtas de Vila do Conde. Um festival com formato especial, comprometido com os novos tempos, mas onde a actualidade e urgência da programação voltam a ser os focos principais do evento que quer ser palco para a divulgação do que melhor se faz, experimenta ou reinventa no cinema em formato curto. Com extensões simultâneas a Porto, Lisboa e Faro e um programa com mais de 200 filmes e conteúdos exclusivos disponibilizados online, o Curtas de Vila do Conde reafirma a importância do encontro, do cinema, da sala, num tempo onde as interações sociais estão comprometidas. Uma preocupação bem justificada numa selecção que coloca, lado a lado, realizadores consagrados e novas vozes e que ensaia um olhar transversal pelo que se faz nas escolas de cinema, no panorama internacional e dentro das portas do país. Identidades, história, sentimentos de pertença, liberdades individuais e direitos adquiridos são alguns dos pratos fortes dos mais de 261 filmes que marcarão as diferentes secções do festival.

A marcar o arranque do Curtas a estreia nacional de Casa de Antiguidades, primeira longa-metragem de João Paulo Miranda Maria. Uma história sobre o preconceito e o racismo no Sul do Brasil, interpretado pelo histórico António Pitanga. Em foco estará ainda a obra do espanhol Isaki Lacuesta, artista multi-verso com um corpo de trabalho que cruza diversas linguagens artísticas. A par da selecção de filmes, o festival propõe uma exposição do autor na Solar - Galeria de Arte Cinemática. Com inauguração a dia 3 de outubro, pelas 16h00, o conjunto de peças em exposição realça a diversidade da obra do artista e cineasta catalão, incluindo algumas inéditas. Palavra especial ainda para a secção New Voices, criada este ano e dedicada às jovens realizadoras Elena Lopez RieraAna Elena Tejera e Ana Maria Gomes.

Secção inaugurada em 2019, o Cinema Revisitado aposta em programas especiais que visitam a história do cinema. Um olhar sobre o trabalho de Jean-Luc Godard como responsável do gabinete de imprensa da Fox e uma sessão especial de debate sobre One Week, de Buster Keaton, são algumas das apostas para 2020. Nota de atenção ainda para o programa Os Grandes Não deixam as Curtas, com obras de João Pedro Rodrigues, Yorgos Lanthimos, Jonathan Glazer e José Luis Guerin. Na secção Da Curta À Longa, será ainda possível assistir a um dos filmes mais falados do ano First Cow, de Kelly Reichardt, e as antestreias de Herdeiros de Saramago: ep. Valter Hugo Mãe e Vencidos da Vida, o próximo filme de Rodrigo Areias. A secção Stereo é marcada pela estreia no continente de Guanche, um cine-concerto de The Legendary Tigerman, Pedro Maia e Íris Cayatte.

A 28ª edição do Curtas integra ainda uma competição nacional e internacional com o melhor que tem sido feito durante o último ano, uma competição experimental que olha o lado mais irreverente e desafiador do cinema, uma competição de vídeos musicais e uma competição composta por filmes realizados em contexto de formação. Para os mais jovens e famílias, o Curtinhas continua a apostar na formação e diversão para crianças e jovens, com um programa vasto de sessões, que inclui uma selecção de filmes feita por alunos das escolas da região.

A programação completa do Curtas de Vila do Conde, assim como os detalhes sobre o programa online, pode ser consultado no site do evento ou na aplicação mobile disponível para download na Apple Store e Google Play. A edição online do festival está disponível em: https://online.curtas.pt.





CURTINHAS com programação escolar reforçada e um dia de cinema online

Ler mais...


NEW VOICES
: Curtas estreia nova secção dedicada a amplificar novas vozes do cinema mundial

Ler mais...



Novo formato e foco no trabalho de Isaki Lacuesta são as primeiras novidades do festival

Ler mais...


De Godard a Beauvais, as entrelinhas das histórias do cinema voltam a ser revisitadas em Vila do Conde

Ler mais...


 

Sergei Loznitsa, Jafar Panahi, Guy Maddin e Nicolas Pereda em competição no Curtas  Ler mais...

 

Curtas anuncia programa fechado e sessões simultâneas em Vila do Conde, Lisboa, Porto e Faro 
Ler mais...

 

 

 

 

 




Site  |  Twitter  |  Facebook  |  Instagram  |  Youtube  |  Spotify  
 

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,166,108