"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Exposição virtual "24/25 Abril nos Cortes"

Esta mostra é da responsabilidade do Museu Nacional da Imprensa (MNI), com o apoio da Associação 25 de Abril e da Secretaria Geral da Presidência do Conselho de Ministros.  

24 Abr a 30 Set 2020

Online


A mostra evoca a "revolução dos cravos" de 1974 pelo lado dos mecanismos censórios que vigoraram em Portugal durante 48 anos (desde 1926) e que foram liquidados pelo Movimento das Forças Armadas.

São apresentadas cerca de quarenta exemplos de como o lápis azul foi transversal à rádio e televisão, aos livros, ao associativismo, ao cinema e teatro e à própria imprensa escrita.

A Censura estendeu-se até ao último dia da Ditadura de Salazar e Marcelo Caetano e as notícias sobre a própria revolta do 25 de Abril de 1974 foram alvo de cortes.

A mostra apresenta também alguns dos cartazes icónicos surgidos logo após a queda do Estado Novo, bem como textos alusivos à libertação e à esperança trazidas pelos "capitães de abril".

A fechar a exposição, que tem a curadoria do diretor do Museu, Luiz Humberto Marcos, são apresentadas fotografias da presença dos 'Capitães de Abril" Vasco Lourenço, Otelo Saraiva de Carvalho e Pezarat Correia, figuras emblemáticas da revolução, em momentos evocativos do "25 de Abril". no MNI.

A exposição poderá ser visitada em www.museudaimprensa.pt

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,199,051