"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Pousio - Arte e Cultura apresenta o Janus Project

Um ciclo de exposições virtual que reúne 83 artistas das mais diversas áreas artísticas, 8 curadores e 8 designers.

28 Abr a 22 Mai 2020

Online

 

No contexto do confinamento a que nos submetemos e da suspensão das agendas culturais (pelo menos como estavam inicialmente delineadas), a Pousio decidiu avançar com um projeto de divulgação artística acessível, desafiando cerca de 85 artistas, 8 curadores e 8 designers a criar um ciclo de exposições virtuais.

Este ciclo pretende também explorar o exercício expositivo virtual e a relação entre obras de várias disciplinas artísticas ( Artes Plásticas, Artes Performativas, Música e Literatura).

O ciclo deu início à sua primeira exposição dia 28 de abril, tendo inaugurado já 3 das suas exposições (que continuam acessíveis no site, podendo ser consultados, também, no nosso instagram e facebook.  

Estamos no intermédio. Em tempo de limbo. É tempo de aprender um novo modo de ver, de oferecer, de partilhar. A ausência da presença física leva-nos à celebração da memória, leva-nos a perscrutar o futuro. Este ciclo é uma partilha das várias dimensões da obra de arte. Tal como Janus, também a obra de arte é feita do percurso, da transição, da dupla face. Nesta partilha encontramos as relações da obra-enquanto-realidade-material com a obra-enquanto-momento-digital. Este ciclo é uma janela para o objeto artístico - outro. A obscuridade do estar só, a clausura dos tempos, a criatividade do repouso, tornam mais premente ainda a necessidade de partilha, diálogo e de amizade. Agora, a Pousio lançou o convite a vários artistas, curadores, designers e outros, para tornar real esta partilha e compor as exposições online que apresentamos de ora em diante.

~ Duarte Benárd da Costa

CALENDÁRIO:

Sós | 28 abril
Joana Leitão

Distância / Distance | 1 maio
Francisca Gigante

Extensão do toque / The extension of touch | 5 maio
Carolina Pelletier Fontes

Turns out it was never there | 8 maio 
Ana Begonha

"Título:_________"  /  "Title: __________" | 12 maio 
Rita Silveira Machado

Heaven is a place where nothing ever happens | 15 maio
Duarte Amado

Eessay on collaboration | 19 maio
Zé Ortigão

A nuvem / The cloud | 22 maio
Antípode Coletivo

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,171,478