"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

INQUIETAÇÃO | Manuela Pimentel & JAS

Serão apresentadas obras realizadas por dois artistas que partilham o mesmo atelier e em diferentes suportes e técnicas constroem uma narrativa que parte da inquietante constatação de que “o Mundo é um modo assumido de relação com o outro. A inquietação de que se trata aqui é também a de José Mério Branco. "Há sempre qualquer coisa que está pra acontecer. Qualquer coisa que eu [nós] devia perceber.”

19 Mai a 18 Jul 2020

Galeria Cisterna
Rua António Maria Cardoso, 27, 1200-026 Lisboa
Preço
Entrada livre
 
Sem regras nem conceitos pré-concebidos, a exposição é, antes de mais, um exercício curatorial a que os artistas se propõem, ao lançar um renovado olhar para diferentes momentos de suas carreiras. A narrativa que assim estabelecem interage com a arquitetura da Cisterna. “O bonito desse desafio é ser um laboratório, um crescimento e uma evolução. Não é uma exposição. Vamos trabalhar numa tese, num projeto curatorial. Pretendemos realmente perceber como, dentro de uma determinada arquitetura, conseguimos “arquiteturar” as nossas obras e fazê-las dialogar umas com as outras. É um exercÍcio para nós, um work in progress. É algo que queremos encontrar, descobrir”, referem.

De maneira poética, delicada, amorosa, Manuela Pimentel encontra nas ruas o mote, a inspiração e a matéria-prima para o seu trabalho. Velhos cartazes arrancados das paredes são por suas mãos transformados em “azulejos” que estabelecem com o espectador uma relação de familiaridade e proximidade e, ao mesmo tempo, de certa estranheza. O trabalho de João Alexandrino (JAS) inquieta pelo aparente contraste com a delicadeza sugerida nas imagens criadas – ou recriadas – por Manuela e pela forma com que o artista transforma pequenas biópsias da realidade em instrumento artístico com múltiplas possibilidades de interação. Em Inquietação, os autores apresentam, sobretudo, mundos complementares. Visões que interagem na cumplicidade de rotinas e de afetos.

Entre os trabalhos patentes, estarão obras da série “Retratos”, produzidas por JAS entre 2016 e 2018. As pinturas têm como suporte páginas de livros adquiridos pelo artista em alfarrabistas no Rio de Janeiro, ponto de partida do projeto, e fazem alusão “geração do retrato”, nas palavras de JAS, em que a superexposição da imagem impõe quase como regra. O artista mostra também um trabalho inédito (2020), um grito de alerta diante da vaga de extermínio e invasão do território que vitima atualmente etnias indígenas no Brasil.

De Manuela Pimentel, a Cisterna recebe peças como “Confessionário” (2017), que reflete a experimentação da artista relativamente a um novo suporte, neste caso, um oratório encontrado na rua, aproximando o seu trabalho da trajetória de JAS.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,207,001