"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

Conferência musical de Jilliene Sellner com Zeynep Ayse Hatipogl

A artista e investigadora Jilliene Sellner tem juntado compositoras e intérpretes do Médio Oriente para performances em rede ao vivo e em direto na Internet.

26 Mai 2020  |  11h00

Online


Perante o cenário de confinamento à escala global, esta conferência parte desta experiência para interrogar as diferenças que persistem no acesso à liberdade de circulação e de expressão em geografias bem próximas da Europa.

Heya (ela, em Árabe, e também uma forma amigável de cumprimento em Inglês) é um projeto de investigação desenvolvido por Jilliene Sellner, compositora e artista sonora canadiana, que procura criar pontes entre mulheres que criam sons, ruídos, gravações de campo, música experimental e música eletrónica e uma audiência global. São mulheres que vêm de cidades como o Cairo, Teerão, Istambul e Beirute, partilhando cada uma experiências com as revoltas e supressões que têm vindo a acontecer desde a Primavera Árabe, a Primavera Verde e os protestos de Gezi Park.

Esta criação, que une Europa e Médio-Oriente, consiste numa série de performances transmitidas ao vivo de Nour Skhon, do Líbano, Yara Mekawei, do Egito, Ayse Hatipoglu, da Turquia, e de Jilliene Sellner. Combinando plataformas como o Zoom, o LiveSHOUT (uma aplicação de streaming desenvolvida por Franzika Schroeder e Pedro Rebelo na Queens University de Belfast) e o mapa sonoro da Locus Sonus, torna-se possível para estas artistas tocarem juntas remotamente.

Misturando e reagindo às experimentações sonoras e aos materiais recolhidos por cada uma das compositoras, a colaboração ganha uma forma horizontal e um método igualitário que contribui para descolonizar a investigação musicológica, contornando os formatos mais convencionais. As limitações das plataformas digitais e os acessos instáveis à Internet são um desafio inerente a esta colaboração. Porém, a experiência de Heya não se centra tanto em criar uma peça sonora perfeita, mas antes na reflexão sobre um processo que se quer colaborativo e em rede independentemente das distâncias.

Nesta conferência musical, a discussão partirá das perspectivas de artistas que trabalham fora das estruturas convencionais ocidentais, em locais e em contextos em que a liberdade de circulação ou de expressão não existe da mesma forma, para refletir sobre a experiência do confinamento que se vive à escala mundial.

Jilliene Sellner é uma artista canadiana e doutoranda na Goldsmiths College no Reino Unido. Tem composto e produzido as partes sonoras de trabalhos vídeo de vários artistas internacionais e tem dado formação em podcasting a organizações não-governamentais e ativistas. A sua prática baseia-se nas ideias de colaboração, fonografia, composição para instalação, rádio e vídeo e ainda a curadoria de performances em rede.

Zeynep Ayse Hatipoglu é uma violoncelista e compositora de Istambul. Enquanto compositora e intérprete, tem colaborado com músicos e artistas de outras disciplinas, particularmente envolvidos em práticas de improvisação. Ayse faz parte dos ensembles SAVT e Klank.ist.

Livestreaming no Facebook e no website do TBA
Duração: 60 mins.
Em inglês

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,213,266