"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Literatura

Afonso Cruz é o convidado da próxima sessão de "Café com Letras"

A segunda sessão online do “Café com Letras”, um projeto da Câmara Municipal de Oeiras que pretende ser um ponto de encontro entre autores consagrados de língua portuguesa e estrangeira e o seu público, é já na próxima semana e tem como convidado Afonso Cruz.

29 Mai 2020  |  21h30

Online
Preço
Entrada livre


O escritor vai estar à conversa com Ana Daniela Soares, à volta da sua vida e obra, no dia 29 de maio, às 21H30. Esta sessão será transmitida em direto da Biblioteca Municipal de Oeiras (mas sem público), no Facebook do Município de Oeiras.

Além de escritor, Afonso Cruz é também ilustrador, cineasta e músico da banda The Soaked Lamb.

Em julho de 1971, na Figueira da Foz, era completamente recém-nascido, e haveria, anos mais tarde, de frequentar lugares como a António Arroio, as Belas-Artes de Lisboa, o Instituto Superior de Artes Plásticas da Madeira e mais de meia centena de países.

Assina, desde Fevereiro de 2013, uma crónica mensal no Jornal de Letras, Artes e Ideias sob o título «Paralaxe». Recebeu vários prémios e distinções nas diversas áreas em que trabalha, vive no campo e gosta de cerveja. Os seus livros estão publicados em vários países.

Prémio Literário Maria Rosa Colaço 2009 (Os livros que devoraram o meu pai). Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco/APE 2010 (Enciclopédia da estória universal). Prémio Autores 2011 SPA/RTP; escolha White Ravens 2011; Menção especial do Prémio Nacional de Ilustração, Lista de Honra do IBBY (International Board on Books for Young People); Prémio Ler // Booktailors na categoria Melhor Ilustração Original e Menção Especial do Prémio Nacional de Ilustração 2011 (A contradição humana) Prémio da União Europeia para a Literatura 2012 (A boneca de Kokoschka) Prémio Time Out — Melhor Livro do Ano, 2012 (Jesus Cristo bebia cerveja) Prémio Sociedade Portuguesa de Autores 2013 (Para onde vão os guarda-chuvas) Prémio Nacional de Ilustração 2014 (Capital) Prémio Fernando Namora 2015 (Flores).

Ana Daniela Soares Ferreira iniciou a carreira na RTP na rádio Antena 2. Realizou programas e emissões especiais para a Antena 1 e 2. Foi gestora de projeto da operação “Toca a todos”, de luta contra a pobreza infantil, promovida pela RTP. Atualmente, na Antena 1, assina a rubrica “À volta dos livros”, e realiza e apresenta o programa “A páginas tantas”, com Inês Pedrosa, Rita Ferro e Patrícia Reis. Desde 2015 apresenta e coordena o programa de divulgação literária “Todas as palavras”, da RTP 3.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "Estilhaços de Escuridão"

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o espetáculo de Estilhaços & Ensemble Vocal EPME, que terá lugar no próximo dia 23 de março (sábado) às 21h30, no Auditório de Espinho. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Visitas
89,537,232