"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Formação

Curso com Masakazu Kusakabe Cerâmica japonesa

O mestre e amigo Masakazu Kusakabe está de regresso à Cerdeira em 2020 para festejar connosco o 5º aniversário do SASUKENEI-FORNO SEM FUMO, inventado e desenhado por ele, e construído com a ajuda de um grupo de artistas e ceramistas fantástico.

28 Ago a 6 Set 2020

Cerdeira - Home for Creativity
Lugar da Cerdeira 3200-509 Cerdeira

“I always consider Japanese traditional culture when I do my work. The history of ceramics, the flow of change, and local specialities are also very important.”

Pela 5ª vez temos o prazer de receber Sensei Masakazu Kusakabe para uma imersão não só na cerâmica e cozedura a lenha como na cultura japonesa.

Conhecer a história da cerâmica japonesa, os vidrados de cinza, fazer taças de chá na roda ou na mão, pequenas esculturas ou objectos em diferentes pastas para depois entregá-las ao poder do fogo é algo mágico.

Masakazu Kusakabe é um verdadeiro mestre em todos os sentidos. Os cursos com ele não se limitam à cerâmica, passam pela cultura japonesa com cerimónias de chá e confecção de Sushi, pela filosofia numa abordagem do conceito estético do “Wabi Sabi”, pela música, enfim, são dias de intenso trabalho, de aprendizagem e de convívio que estimulam o melhor que há em cada um de nós como artista e como ser humano.

Programa:
- História da cerâmica japonesa
- Conceito do Wabi Sabi
- Trabalhar na roda de oleiro
- Preparar vidrados de cinza, shino, tenmoku etc
- Cozedura a lenha de alta temperatura no Sasukenei - Forno sem Fumo (36h)
- Introdução à cozedura a lenha sem fumo
- Cerimónia de chá
- Confeccionar sushi

Masakazu Kusakabe Oleiro e Construtor de Fornos
O mestre domina o fogo e a cozedura a lenha como ninguém graças a 50 anos de experiência e mesmo assim procura em cada cozedura um novo desafio. Nasceu em Miharu/Japão em 1946, onde vive e trabalha. Tem um curriculum repleto de exposições e fornos construidos em todo o mundo. Em 2005, publicou o livro “Secrets of Japanese Wood Fire Ceramic” em colaboração com o ceramista Marc Lancet.
Site: www.miharuarts.com/kusakabe/index.php?page=home

Valor: 880,00€

- Desconto earlybird de 10% para inscrições (pagamento 50%) até 28 Junho
- Desconto de 3% sobre o valor do curso se efetuar pronto pagamento

O valor do curso inclui:
- Integração em pequenos grupos de trabalho (7-10 pessoas)
- Formação 6 – 8 horas/dia apoiado pelo ceramista Renato Costa e Silva, falada em inglês e português
- Atelier aberto 12 horas por dia
- Todos os materiais
- Oferta de Jantar de boas-vindas
- Oferta de alojamento em quarto partilhado nas nossas Residências (casa partilhada com cozinha equipada, balneários, máquina de lavar roupa e Wifi) ou 10% desconto para alojamento numa das nossas Casas Individuais (mínimo de 2 noites)

Inscrições e informações:
joana.salgado@cerdeirahomeforcreativity.com
+351 917 321 222
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,091,632