"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Deanna Sirlin estreia-se em Portugal no Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida

Integrada na programação de 2020, a instalação site-specific reflecte uma leitura da história do lugar em diálogo intenso com os estratos históricos e os elementos arquitetónicos da cidade, devolvendo-nos uma noção de história como palimpsesto.

6 Jun a 31 Dez 2020

Fundação Eugénio de Almeida
Largo do Conde de Vila Flor, 7000-804 Évora

Originalmente construído no século XVI com o propósito de albergar a Corte e a Prisão da Inquisição, é no 1º andar do edifício onde se encontra desde 2013 o Centro de Arte e Cultura que as peças criadas por Deanna Sirlin se vão instalar, ocupando todas as grandes janelas que marcam o ritmo da fachada.

Neste diálogo com o passado, a artista recorre à geometria abstrata e aos suportes translúcidos para refletir sobre noções de história, tempo e lugar mediante a estratificação da forma. As camadas de que se compõe a história parecem assim contrariar a linearidade da história, valorizando pela sobreposição de camadas a complexidade dos seus estratos. Assim, constituindo-se os contrastes, as cores e os materiais como a matéria intrínseca do discurso de Strata, cada um dos painéis instalados nas janelas se apresenta como uma nova camada através da qual se interpela a cidade. O trabalho, impresso em policarbonato, pode ser apreciado pelo público a partir do interior durante o dia, mas também à noite, do exterior, permanecendo as salas iluminadas depois do encerramento ao público.

A entrada no Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida é gratuita e o horário de funcionamento é compreendido entre as 10h00 - 13h00 e as 14h00 - 19h00, de terça-feira a domingo.

Sobre Deanna Sirlin
Deanna Sirlin nasceu em Brooklyn, em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, e atualmente reside na cidade de Alpharetta, em Geórgia. Mestre em Pintura pelo Queens College, CUNY e licenciada em Arte pelo SUNY Albany, Sirlin recebeu inúmeras honras, incluindo uma residência do Rothko Foundation Symposium, concedida pelo United States Department of State, uma residência da Yaddo Foundation e um Prémio da Creative Capital Warhol Foundation através do seu programa de Art Writing Mentorship Program. Foi artista residente na Fundação Padies, em Lempaut, França, e na cidade de Nuremberga, na Alemanha. Sirlin teve exposições individuais no The High Museum of Art, em Atlanta; no Ca 'Foscari Venezia, em Veneza; no The Centre for Recent Drawing, em Londres; Atlanta Contemporary Arts Center; e M55art em Nova Iorque. O seu trabalho foi encomendado para exposições no The New Orleans Museum of Art e no The Georgia Museum of Art. O trabalho de Sirlin foi referenciado em diversos meios de comunicação, tais como a The London Telegraph Sunday Magazine, Art in America, International Art News, Art Papers Magazine, The Atlanta Journal-Constitution, Atlanta Magazine, Digital Art, Southern Living Magazine, Sculpture Magazine, Catalyst Magazine e Flavourpill Magazine/Londres.

Sobre o Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida
O Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida é um espaço vocacionado para a promoção de ações artísticas e culturais, orientado pelo compromisso social e por práticas sustentáveis que aposta numa programação multidisciplinar, formativa e inclusiva, concretizada através de exposições, com um foco especial na arte contemporânea, assim como na organização de projetos performativos e de programas pedagógicos orientados para a sensibilização e motivação dos diferentes públicos.

>> Saiba mais aqui
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,923,137