"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Deanna Sirlin estreia-se em Portugal no Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida

Integrada na programação de 2020, a instalação site-specific reflecte uma leitura da história do lugar em diálogo intenso com os estratos históricos e os elementos arquitetónicos da cidade, devolvendo-nos uma noção de história como palimpsesto.

6 Jun a31 Dez

Fundação Eugénio de Almeida
Largo do Conde de Vila Flor, 7000-804 Évora

Originalmente construído no século XVI com o propósito de albergar a Corte e a Prisão da Inquisição, é no 1º andar do edifício onde se encontra desde 2013 o Centro de Arte e Cultura que as peças criadas por Deanna Sirlin se vão instalar, ocupando todas as grandes janelas que marcam o ritmo da fachada.

Neste diálogo com o passado, a artista recorre à geometria abstrata e aos suportes translúcidos para refletir sobre noções de história, tempo e lugar mediante a estratificação da forma. As camadas de que se compõe a história parecem assim contrariar a linearidade da história, valorizando pela sobreposição de camadas a complexidade dos seus estratos. Assim, constituindo-se os contrastes, as cores e os materiais como a matéria intrínseca do discurso de Strata, cada um dos painéis instalados nas janelas se apresenta como uma nova camada através da qual se interpela a cidade. O trabalho, impresso em policarbonato, pode ser apreciado pelo público a partir do interior durante o dia, mas também à noite, do exterior, permanecendo as salas iluminadas depois do encerramento ao público.

A entrada no Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida é gratuita e o horário de funcionamento é compreendido entre as 10h00 - 13h00 e as 14h00 - 19h00, de terça-feira a domingo.

Sobre Deanna Sirlin
Deanna Sirlin nasceu em Brooklyn, em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, e atualmente reside na cidade de Alpharetta, em Geórgia. Mestre em Pintura pelo Queens College, CUNY e licenciada em Arte pelo SUNY Albany, Sirlin recebeu inúmeras honras, incluindo uma residência do Rothko Foundation Symposium, concedida pelo United States Department of State, uma residência da Yaddo Foundation e um Prémio da Creative Capital Warhol Foundation através do seu programa de Art Writing Mentorship Program. Foi artista residente na Fundação Padies, em Lempaut, França, e na cidade de Nuremberga, na Alemanha. Sirlin teve exposições individuais no The High Museum of Art, em Atlanta; no Ca 'Foscari Venezia, em Veneza; no The Centre for Recent Drawing, em Londres; Atlanta Contemporary Arts Center; e M55art em Nova Iorque. O seu trabalho foi encomendado para exposições no The New Orleans Museum of Art e no The Georgia Museum of Art. O trabalho de Sirlin foi referenciado em diversos meios de comunicação, tais como a The London Telegraph Sunday Magazine, Art in America, International Art News, Art Papers Magazine, The Atlanta Journal-Constitution, Atlanta Magazine, Digital Art, Southern Living Magazine, Sculpture Magazine, Catalyst Magazine e Flavourpill Magazine/Londres.

Sobre o Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida
O Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida é um espaço vocacionado para a promoção de ações artísticas e culturais, orientado pelo compromisso social e por práticas sustentáveis que aposta numa programação multidisciplinar, formativa e inclusiva, concretizada através de exposições, com um foco especial na arte contemporânea, assim como na organização de projetos performativos e de programas pedagógicos orientados para a sensibilização e motivação dos diferentes públicos.

>> Saiba mais aqui
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
52,257,395
>